Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lenine começa turnê ‘Música e sustentabilidade numa só nota’

Última parada do cantor Lenine na turnê será no Acre
Última parada do cantor Lenine na turnê será no Acre

Lenine deu início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. “A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”, explica o  cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou “orquidoido”, como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.

Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorreram as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM), “Pesca Solidária” (CE), “Meros” (ES), “Bichos do Pantanal” (MT), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ), “Comunidade Produção e Renda” (MA) e “Verde Vida” (GO). A última parada será no Acre, para conhecer iniciativas da APAE e o projeto Gestão Indígena, na AldeiaPoyanawa. Toda essa extensa agenda con-ta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.

Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião e no segundo celebra com a comunidade local, conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento será com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica.

Muito além de cada organização, Lenine conta que sua motivação são as pessoas. “Com o Sebastião Campello, por exemplo, já são 20 anos de admiração e parceria. Eu fiz parte do Movimento Pró Criança, no Recife e hoje eles estão sendo homenageados pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo para os objetivos de desenvolvimento do milênio. Recentemente, também, participei das comemorações pelos 40 anos das comemorações pelos 40 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), em Salvador”, relembra. (Wanda Gomes / Assessoria/ Foto: Hugo Prata/ Portal Radioementrevista)

LENINE – turnê ‘Música e Sustentabilidade numa só nota’
Projetos anfitriões: ‘Apae em Ação’ e ‘Gestão do território indígena’
Data: 1º de julho de 2014, terça-feira, 20h
Local: Concha Acústica – Parque da Maternidade, Rio Branco
Classificação: Livre

Sair da versão mobile