X

Portal revela grandes reportagens de jornalistas investigativos de todo o país

Jornalistas conceituados nacionalmente foram destacados

Uma equipe de jornalistas conceituados a nível nacional lançou um site, intitulado Agência Pública, para divulgar seus trabalhos. As reportagens mostram a realidade de questões polêmicas da área de segurança pública em todo o país. Avanços e gargalos que ainda assolam as polícias e a população a nível nacional. Textos indispensáveis para quem quer conhecer mais do que o lado bom das cidades brasileiras. O endereço do portal é: apublica.org

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Todas as nossas reportagens são livremente reproduzidas por diversos veículos sob a licença creative commons. Nossa missão é produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos.

Todas as nossas reportagens são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos. Nossos principais eixos investigativos são: os preparativos para a Copa do Mundo de 2014; megainvestimentos na Amazônia; e a ditadura militar

Entre nossos parceiros estão centros independentes de jornalismo da América Latina, dos Estados Unidos e Europa, além de veículos tradicionais e expoentes das novas mídias.

Além de produzir, a Pública atua para promover o jornalismo investigativo independente, através de programas de mentorias para jovens jornalistas, bolsas de reportagem e incubação de projetos inovadores de jornalismo independente. Para nós, o jornalismo não está em crise – está em renovação. A Pública acredita na reportagem. E no repórter.

Pelo trabalho em 2013, a Agência Pública foi finalista do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo (Série Amazônia Pública), do prêmio Esso (Série Marcadas para Morrer), e do primeiro prêmio Gabriel Garcia Marques, da Fundación Nuevo Periodismo (Série sobre a deposição de Fernando Lugo no Paraguai). Nós ganhamos os prêmios HSBC-Jornalistas & Cia de Jornalismo Ambiental (Série Amazônia Pública), uma menção honrosa no Prêmio Abdias do Nascimento (Jovens negros na mira de grupos de Extermínio na Bahia), no prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero (série Marcadas para Morrer) além do prêmio Visibilidade 2013 (Na hora de fazer não gritou). Em 2012, vencemos os prêmios Allianz Seguros de Jornalismo e HSBC-Jornalistas & Cia de Jornalismo Ambiental. (Apresentação do Portal da Agência Pública)

A Gazeta do Acre: