O prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião inspecionaram neste sábado as obras da Unidade de Pronto Atendimento da Baixada do Sol e da Policlínica da Cidade do Povo. A UPA levará o nome de Franco Silva, radialista e cantor muito popular em Rio Branco, morador do bairro da Sobral. Familiares do radialista, Francimar Ferreira da Silva, o Franci, irmão de Franco Silva, e Aluízio Ribeiro, sobrinho, foram convidados especiais na inspeção final às obras. Em cerca de dez dias a UPA será inaugurada e no final do próximo mês estará em pleno funcionamento.
Tanto na Baixada quanto na Cidade do Povos as obras estão em fase final, com entrega de ambas prevista ainda para este mês. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões, para melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da saúde. A UPA que fica ao lado do Restaurante Popular, atenderá as demandas da Regional, cerca de 70 mil moradores. A diretora de Atenção à Saúde, Celene Maia, explica que se trata de um prédio com capacidade de instalações maiores que a do Tucumã e igual a do Segundo Distrito. “O Ministério da Saúde recomenda duas unidades de pronto atendimento para cidades como Rio Branco, mas com esta aqui teremos mais”, disse o governador.
Nela, serão atendidos todos os casos de urgência e emergência 24 horas por dia, além de internações. Apenas o que não puder ser solucionado na unidade é que deve ser encaminhado ao Pronto-Socorro. “É uma honra para nós da família ver o nome do Franco nesta grande obra”, disse Franci Ferreira. Gestores da área de saúde do Estado e do município acompanharam a visita.
A estrutura física da Policlínica da Cidade do Povo é composta de vários ambientes, como o pronto atendimento, apoio diagnóstico e terapêutico, sala de gesso, inalação, medicamentos e Raio-X, além de oito leitos para internação e para atendimento emergencial.
Na visita à obra, o governador e o prefeito gostaram do que viram e estão otimistas com o novo tempo que advirá a partir do pleno funcionamento dessa policlínica. Ela se soma às UPAs, às Policlínicas do Tucumã e Barral Y Barral, no Conjunto Tangará, para desafogar o fluxo de pacientes no sistema de saúde pública de Rio Branco. (Ascom PMRB/ Foto: Divulgação)