Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto ‘Promotor por um dia’ leva cidadania a estudantes

Estudantes conheceram alojamentos do Centro Socioeducativo
Estudantes conheceram alojamentos do Centro Socioeducativo

O projeto ‘Promotor por um dia’, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado (MP/AC), foi lançado nesta quinta-feira, 26, no auditório do MP/AC. Alunos da Escola Estadual Profº. João Mariano da Silva, situada no bairro Taquari, área periférica de Rio Branco, participaram dessa edição que tem por objetivo mostrar que o caminho da criminalidade não traz nenhum benefício. O projeto também sugere que os alunos reflitam e escolham o lado dos valores éticos da vida.

A programação do projeto ‘Promotor por um dia’ conta com palestra, visitação às unidades do Ministério Público para conhecer a história da instituição – inclusive ao Centro Socioeducativo, além de um momento de cultura com a atriz Vanessa Oliveira, da Fundação Elias Mansour. Ao final, os alunos serão recebidos no gabinete do procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

A palestra ministrada pela promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz, titular da 8ª Promotoria Criminal, abordou o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Drogas com uma breve explicação sobre os malefícios do uso de entorpecentes, além de explicar as atribuições do Ministério Público e tirar as dúvidas dos participantes.

A visitação às unidades do Ministério Público foi feita por um funcionário guia. Os alunos foram recebidos também pelo promotor de Justiça, Francisco José Maia Guedes, da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Infância e da Juventude.

“Vamos mostrar o complexo socioeducativo para os alunos conhecerem o local onde estão os adolescentes que cometem ato infracional considerado grave. A visitação é feita com toda a segurança”, comentou antes da ação.

Após todas as atividades de conhecimento, os alunos serão orientados a escrever uma redação sobre o que viram durante a tarde. Eles terão 15 dias para enviarem os textos aos organizadores do projeto, para que possam participar da premiação.

Os três melhores autores ganharão uma medalha e certificados pela participação no projeto. O que for classificado em primeiro lugar, além de ser agraciado com medalha e certificado, viverá um dia de promotor.

O aluno acompanhará um promotor de Justiça em suas atividades durante todo o dia, inclusive em um júri para os estudantes terem noção de que a Justiça funciona e de que é amplo o direito de defesa.

O projeto “Promotor por um dia” é realizado em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Fundação Elias Mansour. (Agência de Notícias MP/AC/ Foto: Assessoria Ise)

Sair da versão mobile