Buscar melhorias no que diz respeito à qualificação de mão-de-obra e capacitação de empresários para gerarem mais oportunidades de emprego e condições de ser mais competitivos no mercado é um dos grandes objetivos do Sistema Fieac. Como parte dessa proposta, a instituição certificou, na última sexta-feira, 27 de junho, 1,9 mil alunos, no município de Sena Madureira, em mais de dez cursos distintos.
Os cursos foram oferecidos por meio do Projeto de Interiorização das Ações do Sistema Fieac, por meio do Sesi, Senai e IEL, nas áreas de eletricidade predial, máquinas pesadas, pintor de obras, marceneiro, acabamento de móveis, confeitaria fina, pães e massas especiais, refrigeração, informática e redação básicas, Cozinha Brasil, relacionamento interpessoal, empreendedorismo, entre outros.
O presidente da Fieac, Carlos Sasai, ressaltou que agora se inicia uma nova etapa para cada um dos formandos. “A qualificação é essencial para o mercado de trabalho que está a cada dia mais exigente. Estas capacitações abrirão novas portas para beneficiá-los. Esses números representam a força da nossa indústria e o cumprimento do papel da Fieac de formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Com certeza, quem está qualificado terá uma vaga garantida”.
“Durante todo mês fomos agraciados pela presença do Sistema Indústria que, através de uma infraestrutura de primeiro mundo, pode nos proporcionar a profissionalização, dando a oportunidade para que todos pudessem desenvolver suas habilidades e, assim, tornar-se aptos a ir em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Não podemos deixar de dizer que isso é motivo de muito orgulho para todos nós, pois agora muitos de vocês que se encontram aqui tem chances reais de um novo futuro, meus parabéns e boa sorte”, disse o vice-prefeito do município, Hermano Costa.
A aluna do curso de confeitaria fina, Rosenilda Liberalino, contou que assim que concluiu o curso, recebeu uma proposta de emprego. “Estou muito agradecida ao Sistema Fieac que trouxe até nós importantes cursos em diversas áreas. Inclusive semana que vem que já dou início a uma nova fase da minha vida, fui contratada para uma padaria, onde vou colocar em prática todos os ensinamentos que o professor nos passou. Estou muito feliz, pois agora estou capacitada”.
“Gostaria de registrar a importância que o Sistema Fieac tem para nós, que trouxe para Sena diversas capacitações. Eu acredito que nós só mudamos através da educação, com novos desenvolvimentos e novas tecnologias. Sempre reclamamos que não temos cursos aqui e agora tudo será diferente, pois nossos funcionários estão capacitados e com vontade de aprender mais. Esperamos que vocês tragam mais cursos para nós”, declarou o empresário João Nunes Junior.
Este projeto teve início em outubro de 2013 e o primeiro município atendido foi Brasileia, onde foram certificadas 1,5 mil pessoas. A segunda etapa foi realizada em abril de 2014, em Tarauacá, onde foram atendidos 2 mil alunos. Em maio, foi a vez de Feijó, com 1,3 mil certificações. (Texto e foto: Ascom Sistema Fieac)