Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Senai em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco, realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, a formatura de 145 alunos nos cursos de mestre de obras; mecânico de motocicleta, auxiliar administrativo; instalador de refrigeração de climatização doméstica; mecânica de motores ciclo Otto, salgadeiro e pizzaiolo.
O diretor regional do Senai, César Dotto, explicou que a instituição é uma das principais parceiras e ofertantes do Pronatec, e vem consolidando sua missão de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento do Estado. “O Pronatec vem atingindo a audaciosa meta de ampliar a oferta de cursos de educação profissional para a população brasileira. Muitos alunos formados pelo programa já estão empregados, e isso é uma felicidade para nós que procuramos realizar tudo com carinho e dedicação. Valorizem essa formação e, se possível, procurem mais qualificação”, enfatizou.
Entre os formandos estava a aluna Gessivânia Saldanha, que concluiu o curso de mecânica de motocicleta e está se preparando para entrar no mercado de trabalho. “Aprendi muitas coisas e hoje digo que a qualificação é muito importante. Estou saindo deste curso mais madura e com emprego certo, mês que vem já ingresso em uma empresa dessa área. O Senai é uma escola da vida, pois além de atribuir uma qualidade de ensino exigida pelo mercado de trabalho, nos ensina a ter caráter. Somos vencedores”.
Criado em 2011, o Pronatec é uma das principais ações de inclusão produtiva do Governo Federal. Com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, a iniciativa promove o acesso à qualificação profissional gratuita e de qualidade para as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, ressaltou o compromisso do governo com a oferta de alternativas para os jovens. “Juntamente com os nossos parceiros do Sistema S estamos empenhados em qualificar cada vez mais pessoas, queremos seguir investindo nessa área, pois apenas com educação é possível formar um povo realmente livre e com capacidade para alçar voos ainda mais altos”. (Lara Diniz /Foto: Ascom Fieac)