O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valmir Ribeiro, conselheiros e servidores da casa reuniram-se nesta segunda-feira, 23, para um ato em agradecimento aos poderes Executivo e Legislativo pela aprovação e sanção da lei que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos trabalhadores da autarquia. O governador Tião Viana e o presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), Élson Santiago estiveram presentes a solenidade.
Valmir Ribeiro afirmou o apoio do governo e da Aleac na aprovação do plano foi fundamental para consolidar a estruturação da carreira dos servidores. Ribeiro observou que o PCCS traz melhoria salarial, para a gestão administrativa e garantias para os servidores.
Segundo o presidente, o controle de contas públicas executado pelos trabalhadores do TCE requer dedicação e qualidade técnica. Valmir Ribeiro frisou que após essa conquista os trabalhadores se sentem mais valorizados e motivados.
“Nos sentimos prestigiados pelo fato de ter nosso PCCS aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador do Estado. Esse momento deu a oportunidade dos nossos servidores dizerem que estão satisfeitos e que o TCE está crescendo com isso”, declarou o presidente do TCE.
Apoio importante para a categoria
A presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Acre (Siscontas), Laura Mamed, observa que o Tribunal de Contas do Acre ainda é um órgão novo, se comparado aos demais do país. A servidora diz que o sindicato e os trabalhadores têm buscado inovações para a gestão e adaptá-la a realidade da casa.
“Nós tivemos um apoio maciço da presidência do Tribunal que sempre nos recebeu tão bem, tivemos também o apoio da casa Legislativa e Executiva, por isso que conseguimos aprovar algumas melhorias”, disse Laura Mamed.
Valorização
A deputada federal Perpétua Almeida também participou do ato e recordou o tempo em que, ao lado da conselheira Naluh Gouveia, precisaram lutar pela valorização das categorias que sequer tinham salários pagos em dia. “Nos últimos anos o Acre conquistou a valorização dos trabalhadores. Essa é uma conquista que valoriza o servidor e a instituição”, afirmou a parlamentar.
Naluh Gouveia, conselheira do TCE, frisou que durante toda a negociação salarial os servidores demonstraram amadurecimento nas discussões. “A negociação foi intensa, mas foi muito boa. Valmir Ribeiro vai deixar um legado maravilhoso com a organização do PCCS. O papel da Assembleia e do governo foi fundamental. Aqui no TCE nós temos o melhor quadro técnico contábil-financeiro do Acre”, concluiu. (Nayanne Santana/ Foto: Diego Gurgel)