A receita do setor de serviços do Acre fechou o mês de abril com crescimento nominal de 14,3%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com tal índice expressivo, o Acre teve o segundo melhor desempenho entre os estados brasileiros em seus serviços em abril, atrás apenas do Distrito Federal, que teve um crescimento de 15,8%. Depois do DF e do Acre, aparece no top 3 dos mais progressivos em termos de serviços o estado do Mato Grosso, com alta de 11,7%.
Por outro lado, apenas o Piauí registrou variação nominal negativa de 0,4% em relação ao igual mês do ano anterior. Depois dele, as menores taxas positivas foram na Bahia (1,1%), em Minas Gerais (1,5%) e no Espírito Santo (2,3%).
Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços foram divulgados ontem, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A nível nacional, o estudo aponta um avanço mais tímido do que o acreano, com 6,2% de crescimento nominal do setor em relação ao mesmo mês de 2013. É a menor taxa de expansão desde os 6,1% de março do ano passado. A taxa em março deste ano ficou em 6,8% e, em fevereiro, alcançou 10,1%. No ano, a receita dos serviços acumula alta de 8%, a menor desde março de 2013 (7,6%). Em 12 meses, o crescimento foi 8,3%.
Quando se fala em serviços, faz parte da pesquisa do IBGE os setores de informação e comunicação, os serviços prestados a famílias; de alojamento e alimentação; serviços profissionais, administrativos e complementares; serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; entre outros do ramo empresarial, exceto as áreas de saúde, educação, e administração pública. (Com informações do Portal IBGE e da Agência Brasil)