As inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, na modalidade Educação à Distância, estão abertas até o próximo dia 27. O Processo seletivo público promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) tem a parceria do Ministério da Saúde.
As aulas são gratuitas e visa que o maior número de profissionais de nível superior do setor da saúde, atuantes na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), aprendam sobre o envelhecimento e, principalmente, a saúde da pessoa idosa para a realização de atividades que visem à prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população dosa.
O candidato deverá ler o edital, preencher o requerimento de inscrição, anexar os documentos necessários, cópias de certificados e declarações, e enviar pelo correio até a data estipulada. De acordo com a gerontóloga Mariazinha Leitão, diretora de divulgação da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças similares, (ABRAZ) Regional Acre, destaca que o ideal seria um maior número de vagas para o Acre, mesmo assim incentiva a participação dos profissionais.
“É importante que as pessoas que encaixam nos requisitos se inscrevam, pois além das facilidades do curso, o nosso estado precisa de mais pessoas capacitadas para trabalhar com a Pessoa Idosa”, afirmou.
Algumas das exigências, para a participação do processo seletivo de candidatos ao Curso, são que os candidatos sejam profissionais com nível superior, que trabalhem no SUS, sejam envolvidos ou interessados em desenvolver ações voltadas para a população idosa, atuar direta ou indiretamente na Atenção Básica e tenha habilidade para manusear computador conectado à internet, devido o modo que as aulas serão transmitidas.
Os editais estão disponíveis no endereço virtual: http://www.ead.fiocruz.br e informações adicionais poderão ser obtidas pelo correio eletrônico: [email protected].