O deputado federal Sibá Machado (PT/AC) se reuniu na última semana com o ministro da Indústria e Comércio, Mauro Borges. Na pauta, o parlamentar acreano tratou com o ministro a possibilidade da instalação, no Acre, de uma Usina termelétrica movida a biomassa.
O encontro contou com a presença de representantes do Grupo YPE no Brasil. A empresa europeia investe cerca de R$ 3,6 bilhões no setor elétrico do país. Esse montante está dividido entre os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Acre. Serão investidos R$ 1,2 bilhões no estado acreano. A ideia é fazer um projeto ousado, 100% sustentável.
Sibá Machado (PT/AC) destaca que a inclusão dos acreanos no projeto é fundamental para o desenvolvimento da região com a geração de emprego. O parlamentar propõe a participação de comunidades tradicionais nesse trabalho através da Parceria Pública Comunitária (PPC).
De acordo com o projeto apresentado a Mauro Borges, será plantada numa área de 25 mil hectares uma espécie de pinus adaptável à região, que servirá de combustível para a termoelétrica, num processo absolutamente renovável e sem agressão ao meio ambiente.
O projeto da termoelétrica do Acre já tem data marcada para o seu leilão. Acontece dia 12 de setembro e já recebeu mais de 1.000 inscrições de projetos.
“Será uma grande disputa, mas vamos conseguir levar esse empreendimento para o nosso Estado, estou batalhando pra isso”, argumentou o parlamentar petista.
Sibá Machado tem se destacado na área da Ciência e Tecnologia. Uma das suas linhas que o mandato tem seguido é apoiar a Universidade Federal do Acre (Ufac) em suas ações. A Ufac tem como reitor, o petista, Minoru Kinpara. (Foto: Assessoria)