X

Jorge Viana pede agilidade para liberação dos benefícios aos soldados da borracha

Ministro se comprometeu com o senador a vencer burocracia

O senador Jorge Viana reuniu-se nesta quarta-feira, 25, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pediu agilidade na liberação do pagamento dos benefícios aos soldados da borracha. O ministro assumiu o compromisso de ajudar a vencer a burocracia orçamentária para que o Governo Federal possa dar início ao pagamento da indenização de R$ 25 mil e da pensão de dois salários mínimos.

“Com esses recursos sendo liberados, só no Acre teremos quase 200 milhões nas mãos de quem mais precisa. Tenho satisfação de ter ajudado nessa batalha desses heróis da floresta. Não vejo a hora dessa luta ser concluída”, defendeu Jorge Viana, que foi um dos parlamentares que trabalhou pela aprovação da lei que garante o repasse aos soldados da borracha e suas famílias.

Após a reunião, em discurso no plenário do Senado, Jorge Viana fez questão de ressaltar o empenho da deputada Perpétua Almeida na Câmara dos Deputados e do senador Aníbal Diniz no Senado que batalharam para aprovação do benefício. “Se tem alguém que batalhou e até sofreu nessa luta, foi a deputada Perpétua. Ela sofreu inclusive injustiça por tentar ajudar aos que mais precisam. Mas agora, é hora da união de todos pela liberação desse dinheiro que sei que vai ajudar muito essas famílias”, declarou.

No Brasil são quase 11 mil beneficiários, entre soldados e seus familiares. “São pessoas que estão já numa fase muito avançada da vida e, o quanto antes liberarmos esses recursos, tanto melhor”, ponderou o senador. (Texto e foto: Assessoria)

A Gazeta do Acre: