A sindicalista Leilane Ribeiro anunciou anteontem (4) em carta aberta seu afastamento da presidência do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (Sinpecpf) com vistas a concorrer nas próximas eleições aqui no Acre. Natural de Cruzeiro do Sul, ela é pré-candidata ao cargo de deputada federal pelo Partido Progressista (PP).
Leilane ingressou na Polícia Federal em 2001, como terceirizada. Em 2004, foi aprovada no concurso para Agente Administrativa, tomando posse em 15 de setembro de 2005. A carreira sindical teve início em 2006, quando foi eleita representante do sindicato no Acre. Insatisfeita com o tratamento que a PF dispensava aos administrativos, candidatou-se ao cargo de presidente do Sinpecpf em 2009, sendo eleita para o triênio 2010–2012 e posteriormente reeleita para o triênio 2013–2015.
Por conta do posto, teve de deixar Rio Branco para residir em Brasília/DF, de onde liderou os servidores administrativos da Polícia Federal até a data de ontem. No comando da entidade, lutou pela valorização profissional de sua categoria, por punições mais rigorosas para a prática de assédio moral no serviço público, pelo fortalecimento da segurança pública nas fronteiras, entre outras demandas. Entre as conquistas estão dois reajustes salariais para os administrativos da PF e a realização de concurso público para a categoria no início de 2014.
Fez fama pela coragem e determinação, e também por ser uma das raras mulheres a comandar entidades sindicais na história Polícia Federal, adotando a igualdade de gênero como uma de suas bandeiras políticas.