Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reitor Minoru Kinpara faz lançamento do Planejamento Estratégico ‘Ufac 20’

Reitor Minoru Kinpara faz lançamento do Planejamento Estratégico ‘Ufac 20’ 2
“Precisamos saber onde queremos chegar e o que podemos fazer pela nossa instituição”, disse o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, hoje pela manhã, 18, no anfiteatro Garibaldi Brasil, durante o lançamento do Planejamento Estratégico da Ufac. O documento traça as metas e objetivos da universidade para os próximos 20 anos.

O Planejamento Estratégico da Ufac contempla um conjunto de ações que serão desenvolvidas nas próximas duas décadas. São 19 objetivos, 31 metas e 13 projetos estratégicos que priorizam a melhoria da qualidade acadêmica.

Segundo o coordenador do Planejamento Estratégico e Pró-reitor de Planejamento, Alexandro Hid, para colocar em prática o plano, será necessário muito esforço e dedicação de todos que compõe a comunidade universitária.

Hid frisa que a Ufac atende aproximadamente 12 mil estudantes e apresenta um quadro de servidores composto por 661 docentes e 589 técnico-administrativos. “O planejamento estratégico é o mais importante instrumento de gestão, por estabelecer uma forma participativa de todos, ou seja, estamos pensando a universidade focada nos seus diversos públicos de interesse. O nosso objetivo é ser referência regional em pesquisa, extensão e qualificação profissional”.

Segundo o consultor da GD Consult, Peter Dostle, a Ufac tem potencial para ser uma universidade transformadora na Amazônia. “É aqui que se forma o futuro do Acre, da Amazônia e do Brasil”.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que a Federal do Acre é resultado da participação efetiva de reitores e pró-reitores que ao longo dos 50 anos da Ufac e dos seus 40 anos de federalização, contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa e educação no estado do Acre. “Com o Planejamento Estratégico queremos pensar a universidade num outro patamar, vislumbrando-a como espaço e local de transformação. Não como negação do passado ou de nossa história e, sim, como uma demonstração de respeito ao que já foi construído e com a convicção de que podemos chegar mais longe”, frisou Kinpara.

Para Kinpara, o objetivo do Planejamento Estratégico é transformar a Ufac em uma universidade de referência em ensino, pesquisa e extensão. “O que for necessário fazer por esta instituição para que ela seja mais respeitada, admirada e amada — nós iremos fazer”.

A presidente da Comissão Local da SBPC e vice-reitora, Guida Aquino, aproveitou o lançamento para convidar a comunidade acadêmica para participar do maior evento de ciência e tecnologia do Brasil. “Este é um evento da universidade, é uma oportunidade única na história e precisa ser aproveitada por todos”.

O acadêmico de Engenharia Civil, Lucas Souza, declarou está alegre com as ações do Planejamento Estratégico que serão desenvolvidas na Ufac: “Me sinto beneficiado porque sei que isso é pra mim”, ressalta.

Confira abaixo os 13 projetos estratégicos da Ufac

UFAC 20

O Projeto Estratégico Ufac 20 tem a finalidade de pensar as necessidades da instituição em termos de cursos, pesquisa, pessoal e respectiva infraestrutura física para as próximas duas décadas. Assim, a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação em mestrado e doutorado e de novos campi, o desenvolvimento de projetos como o Hospital Universitário, o Parque Tecnológico, o Centro de Excelência em Energia do Acre e o apoio às empresas nascentes de base tecnológica (Startups), entre outros, deverão ser concretizados nos próximos anos.

COMPLEXO MULTIUSUÁRIO DE PESQUISA (COMPE)

O Complexo Multiusuário de Pesquisa (Compe) contribuirá para a continuidade do plano de desenvolvimento da infraestrutura da pesquisa institucional e estadual, fortemente atrelada à pós-graduação e a comunidade científica e industrial, cuja rede de laboratórios tem dado suporte aos projetos de pesquisas de alunos de mestrados, doutorados e de docentes dos programas de pós-graduação. Além disso, a ampliação desta infraestrutura promoverá o fortalecimento de grupos de pesquisa emergentes da IFES, aumentando a capacidade instalada para a criação de novos programas de pós-graduação estratégicos para o país e para a região, levando sempre em conta a necessidade de expansão geográfica da capacidade em pesquisa e da oferta de cursos de pós-graduação.

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

O Laboratório de Tecnologia Assistiva se configura como fundamental para o atendimento dos acadêmicos matriculados na Ufac, auxiliando-os a superar as dificuldades oriundas ou não da deficiência e colaborando para a construção de uma universidade efetivamente inclusiva.

AMBIENTE DE ALTA DISPONIBILIDADE

Será realizado a aquisição de equipamentos,serviços e gestão de T.I como a implmentação da política de segurança e contigência para garantir um ambiente de alta disponibilidade como por exemplo:

•    Estruturação de redes e fibras óticas;
•    Aquisição de switch;
•    Implantação de sala cofre;
•    Replicação de data center;
•    Aquisição de gerador e baterias;
•    Virtualização;
•    Recuperação de desastres;
•    Manual de política de segurança.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O Projeto de Tecnologias Educacionais visa a ampliar a capacidade da Ufac em oferecer a toda comunidade acadêmica e demais partes interessadas recursos e formação para utilização das tecnologias educacionais em todas as modalidades de ensino e também para atividades de ensino e extensão

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

O Projeto Estratégico de Gestão por Competências visa adequar o quadro funcional da Ufac por desempenho e competência visando atingir as metas das atividades meio e fim da instituição.

UFAC NO AR

O projeto “Ufac no Ar” apresenta-se como uma ferramenta importante para definir os públicos de interesses da UFAC e direcionar os processos de comunicação de acordo com as necessidades de cada grupo específico. O “Ufac no Ar” apresenta, nesse sentido, medidas trabalhadas estrategicamente para conseguir atingir suas metas e definir claramente seus públicos de interesse e de ação.

UFAC NA COMUNIDADE

O projeto Ufac na Comunidade visa aproximar os saberes produzidos pela Ufac da comunidade externa para, não apenas disponibilizar nossa produção intelectual aos segmentos externos da Ufac, mas também para a criação de mecanismos para avaliar nossas produções e com isto poder melhorá-las.

ESCRITÓRIO DE PROJETOS E PROCESSOS

O Escritório de Projetos e Processos tem a finalidade de tornar os procedimentos de gestão mais ágeis, menos onerosos, com vistas a atender toda a comunidade universitária de maneira mais efetiva.

OBSERVATÓRIO DISCENTE

A criação do Observatório Discente no âmbito da Universidade Federal do Acre decorre da necessidade da implementação de um programa de identificação do perfil e acompanhamento aos estudantes de graduação e egressos. De posse desse perfil, torna-se possível propor uma política de assistência estudantil efetiva que atenda às necessidades de ensino, pesquisa e extensão dos estudantes e contribua com a diminuição dos índices de evasão e retenção. Da mesma forma, monitorar a atuação destes estudantes após o término da graduação.

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

O projeto será executado para que a UFAC contribua com o desenvolvimento social fundamentado em um meio ambiente ecologicamente equilibrado, cooperando para adoção de práticas de sustentabilidade e de usos racionais de recursos ambientais. Ao final, o objetivo do projeto é entregar o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFAC.

REVITALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES E CAMPI

Revitalizar as edificações e a infraestrutura dos campi mantendo as instalações adequadas para atender a comunidade universitária.

ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Potencializar as competências docentes, objetivando minimizar os fatores pedagógicos que ocasionam evasão e retenção.

Sair da versão mobile