As autoridades de segurança organizaram um esquema especial para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Locais como o Parque da Maternidade, Gameleira e Arena da Floresta tiveram reforço no policiamento, por serem pontos de encontros após os jogos.
Além disso, para combater os abusos e manter a fluidez nas ruas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a Companhia Estadual de Trânsito (Ciatran) e a Superintendência Municipal de Trânsito (RBTrans) realizam durante o Mundial, a Operação Hexa.
O Diretor de Trânsito da RBTrans, Nélio Anastácio, disse que o município fica responsável pelas interdições. Já o Detran, além de auxiliar em eventuais acidentes, também atua para manter a normalidade nas ruas.
“Estaremos com foco no fluxo das ruas, orientando e sensibilizando os condutores para que a euforia não se transforme em dor de cabeça ou ainda em uma tragédia”, explica o diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros.
O comandante da Ciatran, coronel Márcio Alves, acrescenta que as blitzes de Álcool Zero serão intensificadas. “Estaremos atuando de acordo com os dias e horários dos jogos, por isso, pedimos que elejam o amigo da rodada ou optem por transportes alternativos se forem fazer uso de bebidas alcoólicas”, enfatizou.
Vale lembrar que associar bebida alcoólica e direção resulta em penalidades, na esfera administrativa, com multa de R$ 1.915, sete pontos na carteira, suspensão da habilitação pelo prazo de 12 meses. O infrator também é encaminhado à delegacia, onde é instaurado inquérito por crime de trânsito. (Com informações da Assessoria Detran/AC)