Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião diz que grupos criminosos tentam desestabilizar eleições e oposição pede nomes

As declarações do governador Tião Viana (PT) de que grupos criminosos estariam tentando contaminar o processo eleitoral no Acre repercutiu na sessão desta quarta-feira, 18, na Aleac. Tião Viana afirmou que o Serviço de Inteligência da Segurança Pública do Acre já está investigando.

Entretanto, Tião Viana disse que esses grupos não têm nada haver com a oposição. Ele ressaltou que a oposição essencial no processo democrático. “Não, a oposição não. A oposição não é criminosa. A oposição é essencial na democracia”, relatou o chefe de Estado.

O líder da oposição na Casa, deputado Wherles Rocha (PSDB) pediu que o governador Tião Viana revele o nome desses grupos criminosos para que não paire dúvidas de quem estar envolvido com atos ilícitos.
Já o deputado Astério Moreira (PEN), líder do governo na Casa não comentou as declarações de Rocha. Disse apenas que o governador Tião Viana determinou que todos os cargos do Executivo cumpram a legislação eleitoral. “Toda exigência da Legislação eleitoral está sendo cumprida rigorosamente. Isso é uma determinação do governador Tião Viana”.

Essa semana, a Imprensa acreana publicou material dando conta de que grupos bolivianos poderiam estar financiando campanhas no Estado, o que não é permitido pela legislação vigente.

Tião Viana disse que há 5 anos percebe-se a participação desses grupos organizados. Ele garantiu mais segurança para coibir essa prática. “Isso tem pelo menos cinco eleições que a gente testemunha esse tipo de movimento do crime em período pré-eleitoral.

Sair da versão mobile