Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE/AC recebe inscrições para mesário voluntário

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) convida os cidadãos acreanos para atuar como Mesários Voluntários nas Eleições de 2014. Quem exerce a função tem vários benefícios como, por exemplo, dois dias de folga no trabalho para cada dia dedicado à Justiça Eleitoral. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho no Portal do TRE/AC na internet, cujo endereço é www.tre-ac.jus.br.
Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, no dia da eleição. Para ser mesário voluntário é necessário ser eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral, maior de 18 anos e participar de treinamento preparatório realizado pelo Tribunal.

A expectativa do TRE/AC é de que 7.200 mesários trabalhem nas eleições de 2014. A lista com todos os convocados será publicada no dia 6 de agosto. Até o momento, cerca de 800 voluntários já fizeram inscrição pelo portal do TRE/AC. Cerca de outros mil mesários, distribuídos em todos os municípios, já haviam manifestado na última eleição o desejo de permanecer trabalhando nas mesas receptoras de votos.
A partir do dia 10 de junho inicia o período para nomeação dos membros das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação. Os cartórios eleitorais começarão a entregar as convocações dos mesários já inscritos e que foram convocados pelo Juiz Eleitoral.

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 20 de junho. Após esta data, as mesas receptoras de votos que ainda não estiverem completas terão sua composição preenchida com a convocação de eleitores que não se voluntariaram. O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico do Tribunal, na aba eleitor. A inscrição também pode ser feita pessoalmente nos cartórios eleitorais.

Vantagens de ser mesário

O mesário recebe auxílio-alimentação, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, tem preferência no desempate em concursos públicos, se previsto no edital, e ganha dois dias de folga no serviço público ou privado por dia de treinamento e de trabalho. Para os alunos de Direito, a instituição de ensino superior conveniada garantirá o aproveitamento da bonificação de 30 h/a como atividade extracurricular. (Assessoria TRE/AC)

Sair da versão mobile