Política local 07/06/2014

“Acredito que em 20 dias eles estarão vindo ao Acre anunciar essas medidas”.
Deputado Moisés Diniz, sobre a possibilidade de a ANP e a BR Distribuidora anunciarem uma redução nos preços de combustíveis do Acre

Quem não chora, não mama gasolina barata
Parece que o debate sobre a redução no preço do combustível no Acre (que, de longe, é o mais caro do país) teve resultado. Após reuniões em Brasília de políticos acreanos com a BR Distribuidora e com a ANP, Moisés Diniz avisou que as instituições estão fazendo um estudo para analisar se é possível efetivar a redução e que em breve elas virão ao Acre para se pronunciar sobre o assunto.

Era preciso
Já estava mais do que na hora de os parlamentares acreanos investirem em alguma tentativa de abaixar os custos do combustível no Estado. Agora é esperar pra ver se dá certo.

Tá no páreo!
Quem andava ontem pela Aleac era o ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP). Ronivon confirmou à coluna que é pré-candidato a deputado federal. Segundo ele, o povo o quer de volta.

Eles aparecem
É como dizem os mais maldosos acreanos. Em tempo de eleição, tudo que é político sai da toca, principalmente os que não exercem mandatos. Mas, no fim das contas, estão certos. Campanha e pré-campanha são pra isso mesmo.

G12
Ronivon disse que tem o apoio de 12 prefeitos, tanto de situação quanto de oposição. Um dos seus feitos, de acordo com ele, foi ajudar a integrar Rio Branco a Porto Velho. Ronivon Santiago é dono de 3 mandatos de deputado federal.

Não são lá essas coisas
Como diz o titular da coluna, como anda a quebradeira nas prefeituras é capaz de que, ao invés de trazer votos, os prefeitos tirem votos de quem eles apoiarem. Bem, só acho.

Já passou
E por falar nos prefeitos, um deles, James Gomes, sacudiu a poeira e não se abalou pela multa aplicada pelo TCE de que ele teria que devolver quase R$ 1 milhão aos cofres públicos. Ontem, James já estava buscando recurso para o Quinari, em Brasília.

Parte do jogo
Vida de político é assim mesmo. Toma porrada em um dia e noutro já tem que estar de pé pra fazer o que o povo o elegeu pra fazer. Só que, ainda assim, James deve acertar sua pendenga com o tribunal. E, caso não haja saída, deverá devolver o dinheiro.

O ‘outro’ Santiago
Deputado Élson Santiago (PEN) também confirma que disputará as eleições. Santiago merece o apoio dos pares. Conduziu bem o parlamento nesses 2 anos. Não se pode negar que ele é esforçado e tem aberto as portas da Casa para o povo.

Renovação
Pelo que se vê haverá uma renovação bem maior que o esperado este ano na Aleac. Pelo menos 6 deputados não disputarão. Apenas 18 vão tentar um novo mandato. Acredito que apenas 12 voltarão ocupar 1 das 24 vagas disponíveis.

Chateado
Comentava-se ontem que o deputado Geraldo Pereira (PT) ainda anda magoado com a perda de alguns apoiadores. Um deputado da base arriscou: ‘com um partido desses que o Pereira tem, não precisa de inimigos’.

Sejamos justos
Deputado Geraldo Pereira (PT) tem sido fiel ao PT e merece agora fidelidade dos companheiros. Pereira tem defendido o indefensável em alguns momentos.

Natural
Foi assim que o líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN) entende a saída do deputado Lira Morais (PEN) da presidência do PEN municipal. Por outro lado, Lira diz que não servirá de trampolim para Astério.

Aconselharam
Esse conselho eu ouvi. O deputado Lira foi aconselhado a deixar o PEN nesse fim de mandato. Segundo o conselheiro seria melhor para ele e o valorizaria.

Nessa brecha…
O deputado Luís Tchê (PDT) convidou o deputado Lira para integrar os quadros do PDT. Lira não respondeu o convite.

A caça por trampolins políticos
E, nestes últimos tempos pré-eleitorais, só dão sindicalistas. Vários deles estão se desligando dos seus sindicatos para ‘se lançarem a um futuro maior em prol da categoria dentro da política’. O discurso é bonito, a causa de muitos deles também é. Só que os sindicalistas devem ficar espertos para não serem usados como trampolins de legenda para eleger outros políticos. Porque assim saem eles enganados e suas categorias.

Assuntos desta notícia