A Expo T&C, uma das principais atividades da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reúne cerca de 30 instituições interessadas em expor ao público novas tecnologias, produtos e serviços no maior evento científico do país, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, de 22 a 27 deste mês.
Vitrine
O público poderá conferir, na exposição, novas tecnologias, serviços e produtos inovadores de órgãos como Capes, CGEE, CNPq, fundações de amparo à pesquisa, Fiocruz, Embrapa, Inmetro, Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Marinha, Senai e Thomson Reuters. Somam-se à lista, ainda, os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o do Esporte; e do Trabalho e Emprego (MTE). Este último participa da Expo T&C pela primeira vez. O mesmo acontece com o Exército, que também marca presença, na exposição, pela primeira vez.
Todos no alambique
A indústria cervejeira comemora os resultados do primeiro semestre de 2014. O setor teve crescimento de 11,6% nos primeiros seis meses do ano, marcados por altas temperaturas, Carnaval tardio e Copa do Mundo.
Destaques
A mostra virtual e interativa do MCTI segue o perfil iniciado na Rio+20 (a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012), no Rio de Janeiro, com uma proposta inovadora e de interatividade, onde o público tem participação fundamental na exposição.
A contas de vexame
Foram gastos R$ 10 bilhões para ‘uma festa bonita’, da Copa do Mundo, pa-ra assistirmos a um vexame da seleção. “Pagamos a conta para mostrar o vexame. E algo parecido deve ocorrer nos jogos olímpicos para que os atletas do mundo brilhem aqui. A julgar pelo retrospecto olímpico do Brasil, não deveremos ter uma participação brilhante”.
Público alvo
Conforme estimam os organizadores do evento, 15 mil pessoas devem visitar o espaço Expo T&C, que ocupa uma área de 4,2 mil metros quadrados, alocada em ponto estratégico para acesso, em frente à BR-364, no campus de Rio Branco da Ufac. Na avaliação de organizadores da exposição científica e tecnológica, a ExpoT&C é uma oportunidade para prestação de “contas à sociedade em relação aos investimentos aplicados em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação”. Destacam, ainda, o Dia da Família na Ciência, uma das novidades da 66ª Reunião Anual da SBPC que será inaugurada no Acre, permitindo a interação das famílias acreanas com as novas tecnologias, produtos e serviços apresentados por cada instituição.
Saúde para os idosos
A autogestão em Saúde – segmento em que empresas são responsáveis pela administração do plano de Saúde oferecido a seus empregados – concentra hoje o maior número de idosos atendidos no Brasil: 22,8%. “A cobertura já reflete o cenário que a OMS espera para o país em 2050, quando a população idosa brasileira chegará a 23,6%”.
O estado no futebol
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu maior intervenção dos estados no futebol brasileiro. A declaração, lógico, deixou a cartolagem em alerta. Aldo foi a público dizer que a Lei Pelé tirou do Estado “qualquer tipo de atribuição e poder de intervenção”.