Cursos de curta duração podem ser uma ótima opção para desenvolver ou aperfeiçoar uma nova habilidade e complementar a renda. Pensando nisso, o Serviço Social do Comércio (Sesc) desenvolveu o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que oferece um leque de cursos gratuitos aos comerciários e seus dependentes, além de estudantes egressos da educação básica de baixa renda.
Valorização social e educação complementar são alguns dos objetivos dos mais de 20 cursos oferecidos, os quais abrangem diversas áreas – cultura, educação, Pré-Enem, idioma, teatro e prestação de serviços.
De acordo com a integrante da Rede Banzeiro, Kelen Mendes, serão 14 cursos na área de artes que começam no mês de agosto.
“As pessoas serão capacitadas em várias áreas e com o objetivo de pensar e produzir o Cortejo Baquiry 2015, conhecido como carnaval da cultura regional. Durante e após os cursos haverá intervenções culturais nos bairros de Rio Branco”, confirmou.
Entre os cursos são: Stencil e etnografiti; iniciação musical através do canto popular para crianças; estudos dos baques de mestre Antonio Pedro; Folguero Marujada, suas músicas e dança; técnica di stencil à serviço dos elementos estéticos culturais da Rede Banzeiro; filosofia estética nativa; oficina de percepção rítmica; oficina criativa de construção de bonecos e personagens; danças populares; oficina “o passo”; confecção de figurinos inspirados no folguedo jabuti bumbá; composição para crianças e produção de eventos musicais.
Para obter uma vaga é necessário ir a uma das Centrais de Atendimento das Unidades do Sesc – das 8h às 18h, munido necessariamente de CPF, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e de escolaridade, e ainda, se for o caso, de documento que ateste a deficiência. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)