O segundo vice- presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Jamil Asfury (PEN), avalia como positivas as atividades do Poder Legislativo neste primeiro semestre de 2014.
Para Asfury, mesmo em ano eleitoral, a Aleac conseguiu evoluir e aprovar bons projetos para a população, colaborando assim para a melhoria da qualidade de vida do povo acreano.
“Tivemos um primeiro semestre muito produtivo mesmo em ano eleitoral. Evoluímos como parlamento, pois, conseguimos ir além daquilo que tínhamos como meta”, destacou.
Um dos aspectos mais observados pelo parlamentar foi à garantia de respeito às liberdades democráticas dentro do parlamento, tanto para os deputados que compõem a base de sustentação ao governo quanto para os que formam o bloco de oposição.
“Mesmo com os governistas sendo a maioria na Casa Legislativa, não faltou espaço para que os opositores pudessem se manifestar. Tivemos debates muito importantes nesse semestre”, disse.
Quanto à polêmica em torno da aprovação da LDO sem a inclusão da emenda que favorecia 0,51% de aumento no orçamento da Defensoria Pública, o deputado frisou que a Aleac é parceira do trabalho dos defensores.
“O Legislativo acreano é conhecido como a ‘Casa do Povo’. Aqui estamos para trabalhar pelo bem do Acre. Fui colocado na Aleac para atuar em favor do povo, portanto, em nenhum momento deste mandato trabalhei com o intuito de prejudicar os defensores públicos ou até mesmo o povo do Acre”, pontuou.
Jamil lembrou que a Assembleia Legislativa, em outras ocasiões, já aprovou projetos que beneficiou a Defensoria, como o aumento no salário dos defensores.
“O trabalho entre o parlamento legislativo e os defensores públicos é de parceria. Não somos inimigos, somos parceiros. Já aprovamos projetos que traziam benefícios a categoria, como o aumento no número de profissionais que atuam nessa área e até mesmo o aumento de R$ 3 mil em seus salários. Inclusive, apresentei a Mesa Diretora um requerimento solicitando que o antigo prédio da Polícia Federal fosse doado aos defensores, a fim de diminuir um pouco os seus gastos”, frisou.
Fazendo ainda uma avaliação de seu mandato, o parlamentar ressaltou que sua gestão está pautada principalmente em ações que fortalecem a Segurança Pública do Estado. Ele destacou a indicação feita ao Governo do Estado solicitando a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Militar.
“Fiz uma indicação ao governador solicitando a convocação dos 215 aprovados no concurso da Polícia Militar, que faziam parte do cadastro de reserva. A expectativa é que além destes 215, o governo possa convocar mais integrantes do Cadastro de Reserva do Corpo de Bombeiros, que terá o integral. Estamos ainda trabalhando as reivindicações dos agentes penitenciários”, ressaltou.
O deputado finalizou fazendo referência ao projeto de regularização fundiária das propriedades e templos religiosos.
“Encampei uma luta por este projeto desde que assumi meu mandato. Estamos trabalhando para regularizar as propriedades e os prédios, para que as igrejas e a população possam recebam seus alvarás e viver de acordo com os preceitos legais”.
Os trabalhos de plenário na Aleac retornam no dia cinco de agosto. Regresso que, segundo Jamil, virá com a perspectiva de tornar ainda mais ágeis as ações parlamentares em beneficio do povo do Acre. (Foto: Agência Aleac)