Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morre Jorge Faria Pereira, um dos principais representante dos veículos de publicidade do país

Empresário tinha 92 anos e era um dos maiores do setor
Empresário tinha 92 anos e era um dos maiores do setor

Morreu nesta quarta-feira, 23, Jorge Faria Pereira de Souza, pioneiro no campo da representação de veículos de publicidade no Brasil. Com sua rede de jornais, emissoras de rádio, portais digitais na internet e empresas exibidoras de cartazes, das quais muitas fazem parte do seu controle acionário, o Grupo Pereira de Souza se revela hoje como o grande comunicador nacional embasado pelo respeito, tradição, experiência e pela atenção dos seus anunciantes e representados.

Mas, essa história de sucesso começou em 1927 quando desembarcou no cais do Rio de Janeiro um pernambucano com mulher e oito filhos. Antes disso, gerente do Jornal do Recife, de propriedade de seu sogro, e ao chegar no Rio de Janeiro, montou uma pequena loja de equipamentos e acessórios para rádios, que começava a ter seus primeiros momentos no Brasil.

Com uma intuição que marca o empresário, Pereira vendia quantidade de anúncios que eram veiculados nos jornais cariocas, imaginou que poderia levar esses clientes para o jornal do Recife e pediu ao seu sogro que lhe desse a representação comercial.

Pode-se imaginar hoje, a loucura que era a representação de veículos com essa distância. O primeiro anúncio foi da TODDY. Levou quinze dias de navio até Recife. Depois vieram outros afiliados: Rádio Clube do Pará, Rádio Clube de Campos, Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Brasil Central, Rádio Arapuan, Divugadora Outdoor, Linhares Outdoor, TV Guajará, TV Ajuricaba, TV Paranaense, TV Triângulo, TV Rádio Clube de Recife, entre outros.

Com a chegada de agências americanas e a criação de algumas nacionais, foi se expandindo o conceito de propaganda junto aos comerciantes e industriais. Em 1939, Pereira teve outro lampejo. Inaugurou sua filial de São Paulo antevendo um novo surto de progresso, apesar da grande guerra mundial. Deixou a matriz com seus filhos Francisco e Luiz.

Logo após, porém, o caçula Jorge Faria Pereira de Souza, nascido em 1921, em Recife/Pernambuco, foi atraído pela emoção nos negócios da família. Abandonou a faculdade de medicina e foi mostrar seus serviços na paulicéia.

A partir de então o Grupo Pereira de Souza não parou de se destacar no cenário da propaganda. Novas filiais foram abertas nos principais mercados com um crescimento geométrico de representados, onde se destacam grandes nomes da comunicação nacional.

Jorge Faria Pereira de Souza também foi: Diretor Comercial do Jornal do Dia, vice-presidente da ABERT, proprietário da Rádio Campos Difusora, proprietário de 23 empresas de Outdoor em todo o território nacional e um dos fundadores da Central de Outdoor. (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile