A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumir do Ministério Público do Acre emitiu recomendação acerca do trânsito de veículos e animais, instalação de parques de diversão, venda de alimentos e bebidas na área externa do parque de exposição Castelo Branco durante a realização da cavalgada de abertura da Expoacre e durante a realização da festa. A promotora Alessandra Marques vê que o descontrole nessa situação “coloca em risco dos direitos à vida, à saúde e à segurança dos consumidores”.
A recomendação de Alessandra Marques pede que “que, na cavalgada, em hipótese alguma haja parada dos veículos que dela fazem parte durante o percurso, os quais deverão passar continuamente pelo trecho do evento, sem estancar o trânsito de pessoas, de veículos e, sobretudo dos meios de transporte coletivo, antes, durante e após o encerramento do evento”. A preocupação do MP, segundo sugere a recomendação é quanto à segurança alimentar e pessoal tanto dos pedestres, motoristas e participantes da cavalgada.
A recomendação diz ainda que os veículos de comitivas que fizerem parada durante o percurso sejam proibidas de participar da comitiva no ano de 2015. O MP pede que a cavalgada tenha início às 7h30, de modo que, às 16h, todos os veículos que ainda não tenham ultrapassado a região da Corrente e não possam seguir adiante no percurso do evento.
Quanto à Vigilância Sanitária, o MP diz que devem ocorrer esforços da Polícia Militar para auxiliar os fiscais da Vigilância Sanitária de Rio Branco no trabalho de fiscalização na festa. (Ascom PMRB)
Prazo para inscrição das comitivas termina nesta terça
A comissão organizadora da Cavalgada recebe as inscrições das comitivas até hoje, 22, no período das 9h às 16h, na churrascaria JB Grill. No dia seguinte, 23, haverá uma reunião entre os coordenadores da festa e os órgãos de segurança pública do Estado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) vistoria os trios elétricos no dia 26 deste mês, das 8h às 22h, no Arena da Floresta. E o evento será no próximo domingo, 27, com concentração na Gameleira a partir das 6h. A saída está marcada para às 7h30, com previsão de término para às 16h. (Assessoria Governo)