Além da importância cien-tífica, a 66ª Reunião Anual da SBPC, que começa nesta terça-feira, 22, na Universidade Federal do Acre (Ufac), oferece uma rica programação cultural aos visitantes do maior evento de pesquisa e ciência do país. Com shows musicais, exposições de arte, cinema, literatura, recital de poesias e danças, Rio Branco se tornará durante toda a semana a capital da diversidade cultural amazônica.
Nesta edição o tema será “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. De acordo com a vice-coordenadora da SPBC Cultural, Fabiana Chaves, essa é uma oportunidade de mostrar a cultura local para o restante do Brasil e do mundo.
A banda acreana Los Porongas fará um show na quinta-feira, 24, a partir das 21h, no palco principal montando logo na entrada da Ufac. Com sete anos na estrada e produzindo o terceiro disco, o vocalista do grupo, Diogo Soares, afirma que toda vez que a banda volta a tocar no Estado, sempre tem alguma surpresa. “Além das músicas dos dois CDs vamos tocar duas músicas do próximo disco, previsto para ser lançado até o fim do ano”, explicou.
Para Diogo, tocar na Ufac é o fechamento de um ciclo. “Passei seis anos aqui dentro e saí para formar o grupo, em seguida fomos para São Paulo. Voltar para cá para tocar com os Porongas é o fechamento de um ciclo. Estamos muito contentes”, confirmou.
Los Porongas é composto por Diogo Soares (voz), Carlos Gadelha (guitarra), Márcio Magrão (baixo), Jorge Anzol (bateria). Em agosto de 2011, João Eduardo, integrante da formação original, decidiu se afastar e Carlos Gadelha (O Jardim das Horas), que participou da produção e foi o responsável pela mixagem do novo álbum, assumiu as guitarras.
Como parte da extensa programação, o Espetáculo Interativo Chico Mendes, que tem como autor o professor e doutor Mário Lima Brasil, será exposto ao público. Em resumo, o espetáculo se baseia em uma carta escrita por Chico Mendes, que fala de um sonho socioambientalista aos jovens do futuro do ano 2120.
Nesse futuro, restam duas sociedades na terra: no Hemisfério Norte, Cidadania – sociedade de tecnologia biônica que vive dentro de uma cúpula com dimensões continentais, e no Hemisfério Sul, Florestania – sociedade de tecnologia bio-harmônica que vive na Floresta Amazônica.
No ano em que a Ufac completa 50 anos de fundação e 40 anos de federalização, serão reunidos no campus em Rio Branco alguns dos mais importantes artistas naturais do Estado. A SPBC é um grande encontro, uma ocasião especial para os fazedores de cultura e espectadores, que poderão participar desse momento inédito da região.
O mesmo palco será compartilhado pelo ícone da música popular brasileira, João Donato, a ascendente banda de rock Los Porongas e o professor doutor da Universidade de Brasília (UnB), maestro Mário Lima Brasil, acreanos que fazem sucesso fora do Estado.
Para o público uma combinação inusitada de jovens artistas e portadores das tradições dos seringais no Acre. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)