Na presença de cerca de 2.000 pessoas, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre inauguram nesta quinta-feira, 3, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, que conta vinte leitos, sala para atendimento emergencial com quatro leitos, sendo duas salas de observação individual; sala de observação masculina com seis leitos; sala de observação feminina com seis leitos, e sala de observação infantil com seis leitos, entre vários outros ambientes.
A UPA da Baixada terá gestão compartilhada entre Prefeitura de Rio Branco e Governo do Acre. Localizada em uma região que compreende 19 bairros e cerca de 70 mil moradores, sua influência se estende, por exemplo, às comunidades rurais da Estrada Transacreana. “Aqui está o momento de superação da Baixada. O sentido da vida tem de estar aqui”, disse o governador ao conclamar os trabalhadores a cuidarem bem dos pacientes.
A UPA da Baixada tem 1.712,43 metros quadrados distribuídos entre os seguintes ambientes: O Serviço de Pronto Atendimento conta com recepção e atendimento, duas salas de classificação de risco, sala de atendimento social, sete salas de exames, banheiros masculino e feminino, e sala de brinquedos. O setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico contará com salas de aplicação de gesso, inalação, medicamentos e sala de raios-X. O Apoio Administrativo contará com secretaria, salas da direção, de reunião e arquivo médico. Já o Apoio Técnico e Administrativo conta com salas de repouso dos funcionários, copa, refeitório, sala de resíduos, entre outros.
Em mensagem enviada por vídeo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro reafirmou o compromisso da Presidenta Dilma Rousseff em seguir investindo em Rio Branco e garantiu os recursos para manter a UPA. “Com essa UPA o sistema de saúde do Acre, que já é boa, vai melhorar ainda mais”, concluiu o ministro.
O ministro Chioro enviou a diretora do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, para representá-lo. Ela agradeceu e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo prefeito e pelo governador no sistema de saúde pública do Acre – e reafirmou as palavras do ministro.
‘A Baixada tem o carinho e atenção do governo e da prefeitura’
A UPA foi construída em terreno cedido pela Prefeitura na área da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), na Estrada da Sobral, e recebeu investimentos diretos de R$ 2,2 milhões em recursos do Ministério da Saúde e Governo do Estado. A execução do projeto esteve sob responsabilidade da Construtora Dutra Ltda, selecionada através de concorrência pública. A UPA da Baixada leva o nome de Franco Silva, radialista e cantor muito popular em Rio Branco, antigo morador do bairro da Sobral.
O prefeito Marcus Alexandre lembrou os avanços na Baixada, como a duplicação da Estrada da Sobral e a ampliação do Restaurante Popular, além de pavimentação de dezenas de ruas. (Texto e foto: Ascom PMRB)