Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Amazonas disputam Prova dos Três Tambores na Expoacre

 Nesta terça-feira, 29, a partir das 17h, na Arena de Rodeio do Parque de Exposição, acontece a Prova dos Três Tambores, etapa Expoacre. Nas categorias kids, junior, jovem, amador, aberto e feminino, competidores estarão disputando o melhor desempenho no menor tempo.

Habilidade, precisão, velocidade e muita concentração são quesitos primordiais para elas que fazem da competição dos Três Tambores um verdadeiro espetáculo. Nesta competição de agilidade, competem homens e mulheres. Mas, o universo da prova se tornou mais popular pela presença das mulheres que esbanjam charme e elegância na disputa.

Este ano, além da premiação (R$ 15 mil, que será dividida entre as categorias), a Expoacre sedia também uma Etapa Classificatória dos Três Tambores com competidoras acreanas concorrendo uma vaga para participar da 59ª Festa do Peão de Barretos.

Para Natália Cargnin Inácio, do Rancho Casa da Sogra, uma das amazonas do Acre que se organizam para a tão esperada disputa, a principal preparação é com o animal.

“É importante que o animal esteja saudável e bem cuidado. Cada atleta tem um jeito peculiar de treinar, mas nós fazemos um treinamento diário com os cavalos. Temos um trabalho em equipe, muitas meninas se preparam para as provas e sempre ganham títulos em diferentes modalidades. O segredo é a disciplina e concentração”, explicou Natália.

Sobre a prova – A prova do Tambor consiste em contornar três tambores distribuídos ao longo da arena no menor tempo possível. Os tambores são organizados em forma triangular, com certa distância de um para o outro. O tempo da prova é de 18 segundos, vence quem fizer o percurso com maior velocidade sem derrubar nenhum dos tambores. Esta prova é uma modalidade que desperta o interesse dos que assistem, pela impressionante desenvoltura do cavaleiro ou amazona e pelo movimento comovente dos cavalos na arena.

 

Sair da versão mobile