Louro do Crediário, Tampinha Bittar, Neguinho do PSD, Dr. Baba, Branco do Calafate, Nega Neia, Peixe, Cabide, Pitel Brito, Cida Baianinha e Ceará da Carne de Sol. O que parece remeter a personagens de histórias em quadrinhos ou de desenhos animados se trata, na verdade, de assunto sério: as eleições 2014.
É com sobriedade e, ao mesmo tempo, um toque de bom humor, que muitos candidatos aos cargos de deputados federal e estadual do Acre esperam atrair os votantes fazendo uso de nomes nada convencionais.
A propaganda política gratuita pode não agradar a todos os eleitores, mas é motivo de diversão para muita gente, que dá risadas, principalmente, com o nome de certos candidatos, conforme afirma a eleitora Maria Ferreira, de 45 anos.
“Há tempos não me agrado em assistir a propaganda eleitoral. É muita demagogia, porém, o lado irreverente me chama a atenção”, disse.
Alguns candidatos adotam as profissões no nome de campanha, incluindo nomenclaturas como: cabeleireiro, professor, psicóloga, cantor, taxista e contador, entre outros. Como exemplo, temos: cabo Souza, radialista Nonato Gomes, professora Norma, professora Nayra Colombo.
Ainda têm os candidatos que invocando a “boa fé”, tentam atrair o voto dos fiéis de suas congregações. Irmã Neide, pastor Jailsom, missionária Meg, pastora Lene, pastor Mário, pastora Dora, irmã Juracy.
E apostando no respeito imposto pelo imaginário popular, segundo o qual qualquer pessoa com formação em Direito, Engenharia e Medicina deve ser tratada por “doutor”, as eleições deste ano têm a concorrência de muitos “doutores”. Dr. Daniel Leal, Dr. Fábio Soler, Dr. Heleno, Dr. Jacson, entre outros.
O eleitorado vai poder conhecer a maioria dos candidatos que usam apelidos a partir do dia 19 de agosto, quando terá início o Programa Eleitoral Gratuito na TV.
A lista de todos os candidatos às eleições 2014 pode ser conferida na página Divulgacand2014, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).