Em um ato de muita emoção, a Assembleia Legislativa do Acre realizou uma sessão solene em alusão ao dia do Bombeiro Militar. Estiveram presentes, além de parlamentares, o comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Acre, coronel José Alberto Flores, acompanhado do secretário de Segurança Pública do Acre, Renir Graebner.
José Alberto Flores disse que a missão do Corpo Bombeiros Militar do Acre é resguardar vidas e dar respostas às demandas da sociedade. Emocionado, o militar agradeceu o ato solene realizado pelo parlamento acreano.
O presidente da Mesa Diretora, deputado Élson Santiago (PEN), destacou o trabalho dos bombeiros. Disse que a Segurança Pública precisa ser bem remunerada, pois esses profissionais se doam em prol do bem alheio. Santiago acrescentou que a homenagem feita pelos parlamentares aos bombeiros “não é um favor, mas uma obrigação do parlamento”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre foi decisivo para amenizar o isolamento vivido pelos acreanos em virtude da grande enchente do Rio Madeira, que atingiu trechos da BR-364, sentido Porto Velho/Rio Branco.
O líder do governo na Casa, deputado Astério Moreira (PEN), fez um discurso bem inflamado. Pediu que as instituições tenham o mesmo comprometimento dos homens e mulheres que compõem a corporação.
“Ah, se esse sentimento de ética e moral que o Corpo de Bombeiros tem invadisse as instituições, o judiciário, o legislativo. Dinheiro nenhum paga esse sentimento de justiça, de verdade, de salvar vidas entregando a própria”, disse o líder governista.
Já o deputado Edvaldo Souza (PSDC) lembrou que o Corpo de Bombeiros do Acre não tem nenhuma mácula. Disse que a corporação passa longe das discussões políticas do Estado. Ou seja, faz seu papel independente de ‘brigas partidárias’.
Souza voltou a pedir maior presença de deputados nas sessões. Lamentou que o quórum que participou da sessão solene tenha sido pequeno. Ressaltou, também, que não tece elogios gratuitos.
“Não estou tecendo loas a ninguém de graça. Mas sei do trabalho incansável de vocês. Gostaria, apenas, que nessas sessões estivessem presentes mais parlamentares para saber a importância do trabalho de vocês”, completou Edvaldo Souza.
O líder da oposição, deputado Wherles Rocha (PSDB), somando-se aos demais, disse que os bombeiros militares arriscam suas vidas em defesa de outras e do patrimônio, principalmente dos menos favorecidos.