O antes diretor de operações e agora diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Caldas Rolim de Oliveira, confirma que a mudança trará mais autonomia para a entidade, que poderá tratar de questões locais com mais rapidez. A decisão partiu dos conselhos de administração da empresa.
A mudança faz parte do processo de reestruturação da Eletrobras e vai permitir fortalecer as ações sinérgicas entre as empresas. “A mudança visa uma maior qualidade do serviço prestado à população. Prova disso, foi a boa avaliação da Eletrobras no Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), em relação ao ano passado, na última pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee)”, explicou.
Maior autonomia também era uma reivindicação do sindicato que luta pelos direitos dos trabalhadores locais. “As portas sempre estiveram abertas para tratar sobre a melhor condição de trabalho dos nossos servidores, a diferença que agora poderemos resolver com maior agilidade as questões”, confirmou o diretor presidente.
Além do Acre, outras cinco distribuidoras tiveram executivos nomeados: Cícero Vladimir de Abreu (Alagoas), Radyr Gomes de Oliveira (Amazonas), Marcelino da Cunha Machado Neto (Piauí), Luiz Marcelo Reis de Carvalho (Rondônia) e Antonio Pereira Carramilo Neto (Roraima).
O engenheiro eletricista Joaquim Caldas Rolim de Oliveira é formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Administração Industrial pela USP e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela FGV. Já trabalhou na Eletrobras Distribuição Piauí, Coelce, Dow Química e Grupo Ultra.
Marcos Aurelio Madureira da Silva, que acumulava a presidência das seis distribuidoras com a de diretor de Distribuição da Eletrobras, continua à frente da Diretoria de Distribuição da holding e passa também a presidir o Conselho dessas empresas em substituição ao presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.
A Eletroacre tem o desafio de tornar mais eficientes os serviços prestados pela distribuidora, que atualmente lidera, pela 4ª vez consecutiva, o ranking de reclamações no Procon-AC. Além disso, o diretor-presidente afirma que a ouvidoria interna da Eletrobras Distribuição Acre está sendo reforçada para poder dar uma resposta mais rápida aos problemas apresentados pelos consumidores.
“Atualmente a Eletrobras Distribuição Acre está investindo cerca de R$ 10 milhões na aquisição e instalação de 212 novos religadores automatizados nas redes de distribuição de energia elétrica do Estado para melhoria no fornecimento, além de outros investimentos importantes do Projeto Energia +. E o maior beneficiário disso é o consumidor, que ganha com segurança no sistema e automação na rede”, avaliou Joaquim Caldas Rolim de Oliveira.