Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Empresas recebem o Sebrae Canvas no Acre

 A semana de economia criativa digital que aconteceu no final do ano passado ainda gera resultados para as empresas que participaram. Yuri Gitahy, consultor da empresa @aceleradora e Marina Miranda, proprietária da empresa Mutopo, que trabalha planejamento compartilhado, estão em Rio Branco visitando estas empresas e realizando feedbacks. “A gente esta acostumado a fazer isso a longo prazo, mas em 6 meses estas empresas mostraram uma boa evolução”, disse Yuri Gitahi.

Uma das empresas que obtiveram êxito foi a Luthiacre. A luthieria vai estar participando de eventos fora do estado como a Expomusic que acontece em São Paulo. “A Luthiacre cresceu com o apoio do Sebrae. Eles sabem o que querem e onde chegar, por isso estão em uma fase avançada de ganhar mercado e investir em marketing”, informou Yuri.

Na noite de segunda feira os consultores estiveram no Parque de Exposições na feira de agronegócios do estado e no galpão Sebrae visitaram mais uma empresa, a Katsu, aplicativo educacional. Desenvolvido em um ano e meio, o Katsu é um aplicativo voltado para o ensino médio, com conteúdo de 14 disciplinas, mais de 1.000 exercícios gabaritados e comentados, vídeo-aulas exclusivas e mais de 500 livros. Atualmente o aplicativo está disponível apenas para o sistema Android e tem uma média de 2.500 downloads diários.

“O Katsu não traz somente texto, traz animações, dicas, fórmulas, vídeos e documentos em formato pdf. A ideia é reunir disciplinas, cada disciplina tem em média 100-150 exercícios resolvidos e comentados”, destaca Fred Tavares.

Além destas visitas as empresas Yuri Gitahi vai estar trabalhando o Sebrae Canvasque é uma ferramenta estratégica e empresarial, desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios. Baseada na metodologia Canvas Business Model, o aplicativo adota um quadro com nove áreas estratégicas distintas, que servem como um ponto de partida para que empresários possam descrever seus negócios.

Por meio de uma interface muito intuitiva e eficaz, o usuário pode construir seu modelo de negócios por meio do uso de post its em cada uma das áreas estratégicas propostas. Nelas, deverão ser incluídas informações relacionadas a, por exemplo, parceiros chaves, atividades chaves, fluxo de receitas e despesas, relacionamento com clientes, entre outros insumos essenciais para o planejamento e criação do modelo de negócios.

Marina Miranda, trabalha o planejamento compartilhado e identificou aqui no estado um ecossistema de startups que estão interagindo mais. Estas empresas tem um grupo no facebook que compartilham livros, artigos e todo tipo de conhecimento. Tem um grupo no whatsApp também com este mesmo intuito.

Sair da versão mobile