Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos criam jogo que conta história do Acre

Jogo ‘Seringueiro Samurai’ é apresentado ao ministro
Jogo ‘Seringueiro Samurai’ é apresentado ao ministro

Com o objetivo de contar a história da Revolução Acreana de forma diferenciada, os alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um jogo intitulado “Seringueiro Samurai”.

De forma interativa, os idealizadores montaram um game que conta rapidamente a história de como o Acre se tornou um estado brasileiro.

Segundo o idealizador do jogo, Luiz Felipe, a ideia inicial era contar a história da Revolução Acreana por meio de mangás, que são os quadrinhos feitos no estilo japonês.

Porém, como não tinham um desenhista disponível para a execução do projeto, ele decidiu convidar dois colegas do curso da Ufac para criar o jogo.

“Fizemos tudo em casa, com nossos programas e computadores. Aprendemos na faculdade a desenvolver jogos por meio de um programa, e então decidimos contar aos jovens um pouco da história do Acre com um jogo interativo”, conta Fenilon Sampaio, aluno do 8º período de Sistemas de Informação.

Ao ter início o jogo, há uma pequena introdução da história de um japonês que viera ao Acre com a família em meados de 1900 buscando uma vida melhor. Porém, o protagonista se depara com o estado em meio a uma guerra territorial entre seringalistas, bolivianos e índios.

O jogo, que terá a versão completa em dezembro, gira em torno da busca do japonês por uma índia que havia sido sequestrada pelos vilões da trama.

O protótipo, que é apoiado pelo Sebreae, está sendo exposto na Expot&c, dentro da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Ufac. A exposição tem apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), e é possível testar o jogo no estande até o dia 27 deste mês. (Texto e foto: Assessoria Governo)

Sair da versão mobile