Faltando uma semana para a Cavalgada 2014, a Sociedade Amor a Quatro Patas (SAQP) orienta sobre os cuidados com os animais durante o evento. A Cavalgada acontece no próximo domingo, 27, saindo da Gameleira até o Parque de Exposição, no Segundo Distrito. Os participantes proprietários de animais credenciados para o evento serão responsáveis por toda a assistência veterinária, cuidados e alimentação necessários.
A SAQP explica que, por terem a audição sensível, é importante não soltar fogos ou deixar os animais próximos dos carros de som. É válido também providenciar o transporte dele na chegada e na saída do evento. A recomendação é de que os animais sejam previamente examinados por um médico veterinário para que seja emitido o atestado de aptidão para o evento.
O animal deve utilizar ferragens e sela adequada. Assim, evita que o bicho sofra qualquer tipo de desconforto durante o trajeto. Oferecer água e comida durante o trajeto é importante também, mas caso não consiga, o proprietário deve oferecer na concentração e na chegada ao Parque de Exposição.
A SAQP destaca que os condutores evitem o uso de bebida alcoólica e não ofereçam o produto ao animal, fato já registrado em outras edições da Cavalgada.
Vale ressaltar que não se pode maltratar os animais. Atos do tipo serão denunciados no percurso e estão previstas no Art. 132 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98.
(Foto: Odair Leal/ A GAZETA)