Os comerciantes em Rio Branco sentem os efeitos da derrota da Seleção Brasileira, a goleada histórica de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, que resultou na eliminação do Brasil da Copa do Mundo. Aqueles que investiram no estoque de produtos nas cores verde e amarela acabaram fazendo um queimão dos artigos numa tentativa de minimizar os prejuízos.
Alguns artigos estavam sendo vendidos com mais de 50% de desconto. Os comerciantes afirmam que não teria motivos para guardar esses itens e que provavelmente encalhariam no estoque. “No início da manhã percebi que os clientes perderam o ímpeto. Eles olham para o produto com tristeza”, confirma o comerciante Antonio Lima.
Até antes do jogo fatídico, as vendas estavam muito boas, confirmou o comerciante. “Estávamos vendendo mais de 40 camisas da seleção no dia do jogo. Hoje eu não vendi nenhuma. Foi bom enquanto durou”, explicou Antonio.
Na internet a livraria virtual Lote 42, havia prometido descontos de 10% para cada gol sofrido pela Seleção durante o jogo. Mesmo com o placar elástico de sete gols a favor dos alemães, a livraria cumpriu o prometido e recebeu elogios dos internautas.
Após o término do jogo, o acesso à loja online foi tão grande que a plataforma de comércio virtual utilizada apresentou instabilidade e alguns clientes relataram dificuldade em fechar as compras. Para dar conta dos pedidos, a editora passou a usar uma segunda plataforma de comércio eletrônico.
A seleção brasileira ainda vai disputar o terceiro lugar no próximo sábado (12) a partir das 14h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)