Em setembro do ano passado, um grupo de 32 alunos da escola José Rodrigues Leite (JRL) realizou um intercâmbio no Peru. Para retribuir a visita dos brasileiros, um grupo de 90 pessoas estará em Rio Branco entre os dias 25 a 29 de agosto para trocar experiências culturais e socioeconômicas. Com a responsabilidade de recepcionar os visitantes, a equipe da escola corre contra o tempo para surpreender os peruanos.
De acordo com o coordenador da escola JRL, Weider Monteiro, o objetivo é garantir que os visitantes se sintam bem na capital acreana. A princípio, a preocupação é de que até lá, a equipe não consiga pelos menos dois ônibus para o deslocamento dos peruanos na cidade. “Quando estivemos lá, fomos muito bem recebidos. E agora temos a responsabilidade de recebê-los. Já conseguimos a hospedagem e alimentação. Estamos buscando parceiros para conseguir ônibus para deslocamento deles e outras coisas”, explicou.
A programação, que envolve uma visita à Cidade do Povo, ao Sítio Histórico Quixadá, Memorial dos Autonomistas e Palácio do Governo, terá, a priori, a duração de quatro dias. O cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldarrago, acompanha o planejamento da programação e da logística da visita.
Na terça-feira, 15, acontece uma reunião entre a direção da escola, o cônsul e a Secretaria Estadual de Educação. “A programação cultural e as atividades que acontecerão dentro da escola já estão encaminhadas. Mas, algumas demandas fogem ao nosso poder”, confirma o coordenador da escola.
O intercâmbio, segundo a professora Carmem Almeida, deu uma injeção de ânimo nos alunos. “Já percebemos que este semestre as notas subiram. Quase não tivemos notas vermelhas. Os alunos sabem que quem tirar a melhor média vai para viagem do ano que vem”, destacou. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)