Os investimentos e a gestão realizada pela Eletrobras Distribuição Acre para a melhoria dos serviços estão refletindo resultados positivos junto aos consumidores acreanos. A informação foi constatada através da 16ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia (Abradee), que demonstrou um aumento de 14,1% no índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) em relação ao ano passado.
A pesquisa foi realizada com 400 consumidores e os questionários foram aplicados entre os dias 1º a 30 de abril deste ano. O levantamento revelou que houve uma melhora nos índices fornecimento de energia, conta de luz, atendimento ao consumidor, imagem da empresa e responsabilidade social.
Um dos índices com maior destaque é o de fornecimento de energia. Neste item, os indicadores “Interrupção no Fornecimento de Energia” apresenta melhora de 38% e o indicador “Rapidez na volta de energia quando falta” teve acréscimo de 31%.
O diretor de Operações da Distribuidora, Joaquim Rolim, listou algumas ações implementadas pela Distribuidora que, na visão dele, contribuíram para a melhoria nos resultados dos indicadores de qualidade DEC/FEC/TMA e, principalmente, na percepção de qualidade para os clientes em todo o Estado do Acre. Entre as medidas ele destaca a avaliação diária das ocorrências e a execução das ações decorrentes, o programa de poda de árvores e limpeza de faixa, o plano de manutenção preventiva e preditiva, o programa de despacho móvel das viaturas (SDM), o novo contrato de integração técnico comercial, o plano de melhoria de operação e expansão, o controle de materiais críticos e o projeto COI (Centro de Operação Integrado).
Novos investimentos
Para Rolim a tendência é que a melhoria nos serviços seja continua e que os resultados das próximas pesquisas sejam ainda melhores. De acordo com ele, novos investimentos estão sendo realizados para melhoria do sistema de distribuição de energia.
“Atualmente a Eletrobras Distribuição Acre está investindo cerca de R$ 10 milhões na aquisição e instalação de 212 novos religadores automatizados nas redes de distribuição de energia elétrica do Estado para melhoria no fornecimento, além de outros investimentos importantes do Projeto Energia +. E o maior beneficiário disso é o consumidor, que ganha com segurança no sistema e automação na rede”, avaliou Rolim. (Assessoria Eletrobras/AC)