(Foto: Assessoria Depasa)
Está na hora de a população sair das áreas de alagação e outros riscos na cidade. Por isso, 107 famílias foram removidas dos Becos do ‘H’ e da Tuca, localizados no bairro Esperança. Elas moravam no entorno de um córrego, uma área sem nenhum tipo de ordenamento territorial, sem acesso a saneamento básico, ruas ou segurança. Conviviam com o esgoto e lixo que produziam, colocando em risco a própria saúde.
O local será transformado em uma galeria de macrodrenagem, para resolver os transtornos causados no bairro em dias de chuvas intensas. As famílias são removidas das áreas para que as obras sejam executadas. Primeiro, elas vão para locais seguros, por meio do programa Bolsa Moradia Transitória, também conhecido como: aluguel social. Depois, serão contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Mais de R$33 milhões são investidos em todo o Esperança para levar esgotamento sanitário, drenagem da água das chuvas, além de pavimentação. Além da galeria nos antigos becos, 80 ruas do bairro recebem esses serviços, através do programa Ruas do Povo.
As obras seguem em execução. Boa parte das ruas já recebeu os tubos das redes coletoras de esgoto e também do sistema de drenagem. O próximo passo é o asfaltamento e o início da construção da galeria de macrodrenagem nos antigos becos. (Assessoria do Governo do Acre)