O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) já identificou os envolvidos numa briga de vale-tudo entre detentos do presídio Francisco de Oliveira Conde, nesta segunda-feira, 14.
Um vídeo de 1min43s, feito numa das celas do Pavilhão D, foi divulgado nas redes sociais e mostra dois presidiários trocando socos, enquanto recebem palavras de incentivo de seus colegas, como num ringue de verdade.
O diretor do Iapen, Dirceu Augusto, disse ontem que todas as medidas para evitar novas brigas estão sendo tomadas. “Estamos tomando as providências que são cabíveis para que isso não torne a repetir”, afirma.
Segundo o administrador, tais práticas acontecem, geralmente, num intervalo máximo de 10 minutos e em horários que a maioria dos detentos está almoçando.
Nos momentos iniciais, os detentos se aquecem, se preparando para a briga, enquanto é estimulado pelos colegas com palavras de incentivo. Depois de uma série de trocas de socos, um deles é nocauteado e mesmo no chão, continua sendo esmurrado até a intervenção de outros dois detentos que estariam fazendo o “papel de juízes” da luta.
Não se tem comprovação ainda que a luta estaria sendo objeto de apostas em dinheiro, mas já se sabe que as imagens foram feitas de um celular que entrou de forma ilegal no presídio. A informação já tinha sido repassada a sites de notícias locais pelos agentes penitenciários. Depois, por meio de um aplicativo de celular, foram divulgadas e chegaram à internet.
Para o diretor da penitenciária, Denis Pícolo, não se sabe ainda quando a luta aconteceu. “Mas já instalamos sindicância, que vai possibilitar detalhar todos os fatos”, frisa Pícolo. A sindicância pode levar até dois meses até ser concluída. (Foto: Reprodução de vídeo do Facebook)