Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Dom Moacyr realiza encontro de coordenadoras das unidades municipais

O Instituto Dom Moacyr (IDM) está realizando um encontro especial, em Rio Branco, entre os coordenadores dos centros de ensino técnico de cada município do Estado. A reunião começou nesta quarta-feira, 30, e encerra na quinta-feira, 31, com o objetivo de realizar um fortalecimento das atividades e missão do IDM, além de comemorar o cumprimento das metas do Instituto.

Voltado para o ensino profissionalizante, o IDM alcançou a marca de 54 mil jovens fazendo cursos de ensino técnico. Apoiados pelo Sistema S (Senac e Senai) esse número salta para 74 mil alunos. Segundo o próprio ministro da Educação, Henrique Paim, durante sua visita ao Acre, se o Brasil todo tivesse trabalhado a educação profissional proporcionalmente ao Acre, hoje o país teria 20 milhões de pessoas atingidas pelos programas de ensino técnico.

Segundo a diretora do IDM, Rita Paro, o encontro entre coordenadores é essencial para manter o ideal do Instituto aceso, o de dar uma nova oportunidade para os jovens. “É uma maneira de envolver todo mundo e ficarmos integrados dos projetos para que nosso trabalho seja ainda melhor”, conta Rita.

O Governo do Estado também comemora hoje que 13 mil jovens já tenham sido beneficiados pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL) e mais 300 tenham começado agora no Instituto de Matemática e Filosofia, recém-inaugurado. Entre os novos objetivos da educação profissional para o Acre está formar dois mil jovens para atuar nos campos da piscicultura e suinocultura em todo o Estado.

Eduardo Silva, coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Brasiléia, está participando do encontro e comemorando os feitos alcançados pelo IDM. “São realizações e conquistas alcançadas por todos nós. Eu quero agradecer pela forma de trabalhar do governo nesta questão e externar que o Instituto é um lugar onde se fortalece esse nível de trabalho”, revela Eduardo.

Coordenadores estão tendo a oportunidade da avaliação
Coordenadores estão tendo a oportunidade da avaliação

(Foto: Ascom)

Sair da versão mobile