Os candidatos selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem confirmar a matrícula até a próxima sexta-feira, 11, nas instituições de ensino superior em que as bolsas são ofertadas. Caso perca o prazo, o candidato é automaticamente retirado do processo. Para o Acre são oferecidos 44 cursos em cinco municípios.
Na página oficial do ProUni na internet está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação, comprovante de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio.
Criado em 2004 pelo Governo Federal, o programa é dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular. O programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Professores dos quadros permanentes das redes públicas estaduais e municipais, em efetivo exercício do magistério, que concorram a bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior estão dispensados de comprovar renda.
Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos. Quem não foi selecionado poderá participar da lista de espera nos dias 21 e 22.
Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://siteprouni. mec.gov.br/.
(Foto: Divulgação)