A sétima edição do projeto MP na Comunidade será realizado no sábado, 19, em Senador Guiomard. A escola Orlando de Souza Viana, no bairro Naire Leite receberá todos os serviços de saúde, advocacia, segurança, entre outros. Idealizado pelo Ministério Público do Acre, o projeto visa aproximar a população dos serviços oferecidos pela instituição e pelos parceiros.
Pela primeira vez, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar da ação. Senador Guiomard é a terceira cidade a receber o MP na Comunidade durante a atual gestão do procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que pretende levar a ação de cidadania, até 2015, a todas as cidades acreanas.
“Com isso, o Ministério Público se aproxima da comunidade, tornando-se um mediador para que as políticas públicas sejam implementadas. Muitas situações podem ser resolvidas de forma extrajudicial, o que demanda menos tempo do que se formos utilizar o procedimento formal”, destaca o procurador-geral.
Segundo Oswaldo D’Albuquerque, a receptividade da população tem aumentando a cada nova edição do MP da Comunidade. “Já estamos nos organizando para novas edições do MP da Comunidade. A próxima será na Expoacre. Nessa ocasião, também lançaremos a rádio web MPE e o Prêmio de Jornalismo 2014”, confirmou.
O projeto não ocorre apenas aos sábados. “Ações começam antes, com o inventário da comunidade, durante o evento e após, quando acompanhamos o tratamento dos problemas”, explicou o procurador-geral.
Os casos mais comuns encontrados pela equipe do MP são: abusos contra crianças e idosos e reclamações sobre atendimentos de saúde e violência doméstica contra mulher, explicou o secretário-geral do MPAC, promotor Celso Jerônimo de Souza, que coordena o projeto.
A defensora pública Clara Rúbia Roque comentou sobre a atuação do órgão como parceira do projeto. “A Defensoria Pública estará presente levando orientação jurídica, prestando informações processuais, orientando as pessoas sobre seus direitos”, ressaltou.
O gerente do Centro de Educação Profissional do Senac, Rodrigo Damasceno, confirmou presença na edição do próximo sábado e garantiu a realização de oficinas de gastronomia, além de abrir inscrição para cursos em outras áreas. “Vamos garantir nossos serviços durante e após a realização do projeto”, disse. O evento ocorre em parceria com o Senac, Cras e Secretaria de Saúde do municipal.
Municípios já contemplados
O projeto já passou pelas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá – sendo esta dentro das atividades do Ação Global -, além das edições em bairros de Rio Branco considerados periféricos. Na última edição, promovida no bairro Montanhês, foram 2.020 atendimentos realizados. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)