Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reitor da Ufac participa do terceiro Encontro Internacional Universia

Evento visa aproximar as universidades da América e de Portugal e da Espanha
Evento visa aproximar as universidades da América e de Portugal e da Espanha

Visando analisar o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e o melhor modo de favorecer as relações entre universidades ibero-americanas e do resto do mundo, teve início nesta segunda-feira, 28, o III Encontro Internacional de Reitores Universia, no Rio de Janeiro.

Representando a Universidade Federal do Acre (Ufac), o reitor Minoru Kimpara, destaca que o evento servirá para internacionalizar a instituição. “Essa é a nossa oportunidade de fazermos bons contatos com universidades de todos os continentes e colocar a Ufac num patamar que ela merece”.

Uma das intenções do reitor é que a Ufac seja incluída no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), ampliando o leque de programas de mobilidade docente e discente, possibilitando o incentivo à pesquisa e intercâmbio entre os países participantes do grupo, explicou o reitor durante o evento.

A Universia é a rede de universidades mais importante do mundo e agrupa 1.262 universidades de 23 países, representando um total de 16,2 milhões de alunos e professores. O evento conta com o respaldo do Banco Santander por meio de sua Divisão Global Santander Universidades, que apoia a rede em todas as suas atividades desde sua criação, no ano 2000.

Durante o Encontro será analisado o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e o melhor modo de favorecer as relações entre universidades ibero-americanas e do resto do mundo. O futuro da sociedade será debatido, um futuro que depende da formação dos jovens.

A eleição do Rio de Janeiro como sede do III Encontro se realizou em consideração da comemoração dos 450 anos da fundação da cidade, em reconhecimento da importância e qualidade do sistema universitário brasileiro – com 220 universidades formando parte da Universia – e ao protagonismo e liderança crescente do Brasil no mundo. (Foto: Natan Peres)

Sair da versão mobile