Os bastidores de uma incursão pela Amazônia que durou seis meses foram registrados em ‘A Amazônia selvagem de Richard Rasmussen – uma aventura na floresta pelas lentes de Marcio Lisa’. Em imagens de Lisa, fotógrafo, e depoimentos do apresentador Rasmussen, o livro transmite impressões sobre a relação entre o homem e a natureza. A dupla lançou a obra em Belo Horizonte neste sábado, 19, com sessão de autógrafos.
Consagrado na TV aberta por programas sobre o mundo animal, Richard dedica-se atualmente ao comando da atração ‘Mundo selvagem’, no canal a cabo Nat Geo. A jornada pela Floresta Amazônica, com passagens por Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre e Amapá, desconstrói lendas e mitos populares, ao mesmo tempo em que ressalta o valor das crenças e especifidades culturais de povos e regiões.
Famoso por não temer veneno de aranha, de cobra ou de qualquer animal peçonhento ou de grande porte, Rasmussen interagiu com a peculiar e rica fauna amazônica do jeito que os telespectadores de Mundo Selvagem, do canal pago NatGeo, um dos programas que o alçou à fama, estão acostumados a ver: nada de roupas de proteção ou aparatos ao estilo Indiana Jones. Como bom brasileiro com espírito de índio, ele pega todos os bichos com a mão mesmo e ensina que conhecimento é chave para entender melhor a natureza.
Solidariedade
Parte da renda obtida com as vendas de ‘A Amazônia selvagem…’ será revertida ao tratamento de crianças com necessidades especiais. O repasse será encaminhado ao Instituto Anahata de Manaus, que promove a inclusão social dos pequenos através da interação com botos cor-de-rosa. A convivência do público infantil com os mamíferos do Rio Amazonas ajuda na reabilitação das propriedades de equilíbrio e locomoção. (Do Portal UAI / Divirta-se)