Apesar de ter transbordado quatro vezes no início deste ano, o Rio Acre apresentou o nível de 3,02 metros nesta quarta-feira, 9. A situação é monitorada pela Defesa Civil Estadual e pelo Depasa em Rio Branco, mas segundo as autoridades o nível é considerado normal para época do ano. Mesmo assim, uma operação para evitar um possível desabastecimento na Capital.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gondim, os próximos três meses, o rio se mantém com o nível baixo, devido a escassez de chuvas. Exemplo disso, é que a temperatura amena permanecerá até domingo, sem qualquer previsão de chuva nesse período.
A população nessa época deve contribuir, não desperdiçando água. “Se não houver essa parceria, existe o risco de desabastecimento. É importante que a comunidade tenha consciência para que outras pessoas não sofram e a gente possa passar por esse período sem grandes transtornos”, finaliza.
O sistema de abastecimento em Rio Branco tem seu ápice durante esse período ressaltou o gerente de Produção de Água do Depasa, Railson Correia. “Muitas pessoas ainda utilizam poços, mas nesse período alguns deles secam, e essas pessoas acabam recorrendo a água do Depasa”, explicou.
Railson Correia lembrou que o menor nível do rio já registrado foi em 2011. “Em 2011, foi marcado o menor nível, que foi 1,50 m. Em 2005, chegou a 1,64m. O nível ainda vai baixar, mas acredito que não chegue ao menor. A partir de agora não há mais vazante. Apenas a evaporação da água”. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)