Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SBPC começa hoje na Ufac

Reitor da Ufac, Minoru Kimpara, afirma que temas debatidos no evento estão relacionados ao Estado
Reitor da Ufac, Minoru Kimpara, afirma que temas debatidos no evento estão relacionados ao Estado

A programação da 66ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal do Acre (Ufac) tem início nesta terça-feira, 22, com o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, ressalta que todos os temas debatidos na SPBC estão diretamente relacionados ao Estado.

A programação da 66ª reunião anual foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil.

“Temas como a alagação do Rio Madeira, questões ligadas ao extrativismo e como a tecnologia pode atuar a favor para combater o desmatamento e impulsionando o desenvolvimento sustentável, através da preservação da floresta. Teremos debates também, sobre as questões indígenas e como as políticas públicas para esse setor podem ser melhoradas”, explica.

No total, serão 199 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, 7 sessões especiais e 5 assembleias.

A programação completa e outras informações sobre a 66ª Reunião Anual podem ser obtidas através do site http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/home/.

Um dos objetivos de todas as reuniões anuais da SBPC é popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 66ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Pela primeira vez, a SBPC realiza o “Dia da Família na Ciência”, atividade que passará a fazer parte das reuniões anuais do evento. A intenção é atrair as famílias e a população de forma geral.

“Nesta edição da SPBC acreditamos que o debate científico tem que fazer parte da vida de todos. Nossa intenção é tornar os assuntos que serão debatidos na SPBC mais populares. Temos uma programação voltada para todas as classes e faixas etárias”, convida o reitor da Ufac.

A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas participem do evento diariamente, dos quais entre 3 mil e 4 mil cientistas nacionais e internacionais. “Só de inscrições são mais de 5 mil. Estamos sem vagas nos hotéis e motéis da cidade. Casas próximas estão alugando espaço. O evento já está mexendo com a economia do Estado. Os voos estão lotados. Estamos esperando também que municípios se façam presentes. Temos coisas boas para mostrar para o Brasil e para o Mundo”, confirma Kimpara.

Nesta edição da Reunião Anual da SBPC, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) irá participar da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, que ocorrerá no fim da semana. Num estande de 12 x 12 metros, a instituição irá realizar várias atividades de divulgação da ciência direcionadas a todas as idades.

Nas sessões do planetário inflável, conduzidas por um mediador, os visitantes poderão visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões têm duração aproximada de 30 minutos e acontecerão de hora em hora. A tradicional oficina Brincando com a Ciência apresentará ao público temas científicos de uma forma descontraída e interativa.

O museu terá ainda um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores para o projeto ‘A Ciência que Eu Faço’, coordenado pela jornalista Vera Pinheiro. Na programação científica da SBPC, Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do Mast, será uma das coordenadoras dos encontros Meio Ambiente e Controle Social Na Amazônia (ABA), na quarta-feira, 23, e Conhecimentos Científicos nas Fronteiras Sociais (SBHC), na quinta, 24. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Sair da versão mobile