Uma das atrações da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será a “SBPC Indígena”, caracterizada como espaço para debates sobre questões alusivas aos povos indígenas. Temas como ciência, educação e saúde indígenas estão na lista das propostas para discussão. Também haverá oportunidade para apresentações musicais e realização de rituais de índios do Brasil, da Bolívia e do Peru.
Essa atividade, no âmbito do evento, dará condições para que povos e organizações indígenas tenham espaço e voz para expor seu conhecimento tradicional, sua cultura e seu estilo de vida, além de propor alternativas de políticas para preservação da floresta e, consequentemente, manutenção de suas etnias.
A SBPC Indígena possui o endosso da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), apoiada pela Coordinadora de lasOrganizaciones Indígenas de La Cuenca Amazónica (Coica),União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), Federación Nativa Del Río Madre de Díos y Afluentes (Fenamad), Central Indígena de Pueblos Originários de La Amazonía de Pando (Cipoap), AssociaciónInterétnica de Desarollo de la Selva Peruana (Aidesep), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Assessoria de Assuntos Indígenas do Governo do Estado do Acre (AAI).
A 66ª SBPC ocorre no campus da Ufac, em Rio Branco, de 22 a 27 deste mês. (Ascom-Ufac)