X

SEE oferece XI Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena

Curso se estende para 315 professores indígenas de 12 etnias espalhadas pelo Estado

A yawanawá Lucila Nawa é uma dos 315 professores indígenas que estão participando do XI Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

A formação, que contempla 12 etnias de vários municípios do Estado, está sendo realizada em Plácido de Castro e é voltada para professores que atuam nas primeiras séries do ensino fundamental de escolas indígenas das redes estadual e municipal de ensino.

Para o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, o momento é de pensar a educação indígena para os próximos anos, respeitando as particularidades e a cultura, dialogando com os povos indígenas. “A formação tem como objetivo proporcionar reflexão sobre o papel da escola nas comunidades e da educação como preservação da cultura e do desenvolvimento dos povos tradicionais”.

Esta etapa de formação contempla professores indígenas das etnias da família linguística Pano e uma da etnia da família Arwak, que são: Huni Kui, Jamináwa, Manxineri, Shanenawá, Yawanawá, Katukina, Shawãdawa, Jaminawa-Arara, Apolima-Arara, Puyanáwa, Nukini e Náwa.

O diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, falou da satisfação com os avanços da educação indígena. “Conseguimos nos últimos anos dar saltos no número de matrículas. Hoje contamos com aproximadamente oito mil alunos indígenas e 528 professores na rede estadual de ensino distribuídos nas 199 escolas”, afirma. (Tetxo e foto: Assessoria SEE)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: