Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seminário promovido por Jorge Viana discute financiamento de projetos inovadores

Seminário_FinepO Senado Federal, através do gabinete do senador Jorge Viana (PT) realiza nesta sexta-feira, 18, o Seminário para Apresentação da Carteira de Financiamento de Projetos de Inovação do Finep. Vão estar presentes como painelistas o chefe-adjunto de Energia da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Caio Mazzi, e o assessor de Captação de Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (FNDCT). O evento acontece às 16h30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), na Avenida Ceará.

A Finep é co-promotora do seminário, que conta com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Rio Branco e da Fieac. O público-alvo deve ser composto por empreendedores que buscam apoio e fontes de financiamento para seus projetos.

A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Aprovação de projetos em 30 dias
A Finep tem usado metodologia inovadora que reduz prazos e aumenta a transparência e a qualidade da análise de projetos. Com ele, a FINEP vai reduzir para até 30 dias o tempo de análise de mérito e enquadramento das propostas de financiamento.

A iniciativa engloba um sistema único no Brasil, que utiliza um conjunto de mais de 80 indicadores para classificar os projetos, dando mais garantia, celeridade e segurança às análises.

As fontes de financiamento são instituições como o Banco da Amazônia, que utiliza sistema com o mínimo de burocracia, garantindo a aprovação de projetos e prazos bem rápidos. (Da assessoria parlamentar com informações da Finep)

Sair da versão mobile