O prefeito Marcus Alexandre, o governador Tião Viana e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguram nesta quinta-feira, 3, às 15h30, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, que levará o nome de Franco Silva, cantor e radialista, assassinado em 2010. Franco era morador do bairro e pessoa muito conhecida na região. A UPA da Baixada terá a gestão compartilhada entre Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Acre. Essa Unidade de Pronto Atendimento está localizada em uma região que compreende 19 bairros e cerca de 70 mil moradores e sua influência se estende às comunidades rurais da Estrada Transacreana.
A UPA da Baixada tem 1.712,43 metros quadrados distribuídos entre os seguintes ambientes: sala para atendimento emergencial com quatro leitos, sendo duas salas de observação individual; sala de observação masculina com seis leitos; sala de observação feminina com seis leitos, e sala de observação infantil com seis leitos. No total, são vinte leitos à disposição dos usuários.
O Serviço de Pronto Atendimento conta com recepção e atendimento, duas salas de classificação de risco, sala de atendimento social, sete salas de exames, banheiros masculino e feminino e sala de brinquedos. O setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico contará com salas de aplicação de gesso, inalação, medicamentos e sala de raio-x. O Apoio Administrativo contará com secretaria, salas da direção, de reunião e arquivo médico. Já o Apoio Técnico e Administrativo conta com salas de repouso dos funcionários, copa, refeitório, sala de resíduos, entre outros.
A UPA foi construída em terreno cedido pela Prefeitura de Rio Branco na área da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), na Estrada da Sobral, e recebeu investimentos diretos de R$ 2,2 milhões em recursos do Ministério da Saúde e Governo do Estado. A execução do projeto esteve sob a responsabilidade da Construtora Dutra Ltda, selecionada através de concorrência pública.
Essa nova UPA amplia o serviço de atendimento de urgência 24 horas que já é prestado na UPA do Segundo Distrito e do Tucumã. Digna da comunidade da Sobral, essa obra é mais um cumprimento de compromisso assumido pelo prefeito Marcus Alexandre junto ao povo de Rio Branco. A UPA da Baixada leva o nome de Franco Silva, radialista e cantor muito popular em Rio Branco, antigo morador do bairro da Sobral.
UPA – Nesta terça-feira,1º, o prefeito Marcus Alexandre reuniu gestores e lideranças sociais da Baixada da Sobral para apresentar a dimensão do projeto, algo imediatamente reconhecido pelos técnicos e presidentes de associações de moradores. “Vai principalmente desafogar outros centros, como o Pronto Socorro. Essa UPA vem para se somar aos investimentos que vem sendo feitos na Baixada na área da saúde”, disse Nelson Ferreira Santos, presidente da Associação de Moradores do Bairro São Sebastião. “Eu fui lá ver a obra e é realmente algo grande e novo para a Baixada”, completou Tião Costa, liderança no bairro Boa Vista.
Ao grupo o prefeito destacou as qualidades da UPA: “é uma das unidades mais aparelhadas. Muitas vidas serão salvas nessa UPA”, disse Marcus Alexandre.
A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, também deu a dimensão dessa nova UPA. “Trata-se de uma região com 70 mil pessoas, entre elas muitas crianças e idosos. Com essa unidade, esse grupo terá atendimento especializado, o que só ocorria nas unidades maiores fora da região. Ou seja: terão tratamento especializado perto de casa”, disse Dôra Araújo.
“Para nós é uma felicidade muito grande em receber essa UPA e ter o nome de uma pessoa do bem como Franco Silva nela”, concluiu José Ademilson, o Negão da Baixada, liderança no Aeroporto Velho. (Texto e foto: Ascom PMRB)