O deputado Geraldo Pereira (PT) conclamou durante sessão solene para comemorar os 36 anos de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (CREA/AC) que a classe acompanhe o plano de governo de cada candidato ao governo do Estado para tomarem conhecimento das ações estruturantes para os próximos 4 anos.
Segundo o parlamentar, o CREA/AC tem essa responsabilidade para que possa apontar saídas para o crescimento das cidades, especificamente. Ele pediu que a instituição se reúna com os 4 candidatos ao governo do Estado e opine sobre esses planos apresentados à sociedade.
“A hora é essa. Nós estamos discutindo em nível de Brasil e de Estado o que é melhor para o Brasil e para o Acre. O CREA/AC tem o compromisso de acompanhar os planos de governo. Saber quais as obras estruturantes. Por que, ao longo do tempo, o sistema não chamou a classe política para o debate?”, indaga o deputado.
Geraldo Pereira destacou que os engenheiros agrônomos são fundamentais para a Amazônia. Disse que esses profissionais podem contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas sem agredir o Meio Ambiente.
Outro desafio apresentado pelo deputado petista é garantir a trafegabilidade dos ramais. Ele pontuou que o solo na Amazônia é de baixa qualidade, colaborando para que as estradas vicinais tenham um desgaste maior no período invernoso.
Pereira afirmou que em tempos em que se discute sustentabilidade é necessário verticalizar a produção agrícola. Ou seja, produzir mais em áreas menores sem a necessidade do desmate, o que seria fundamental a presença do engenheiro agrônomo em campo para orientar aos produtores sobre as novas técnicas de manejo.
O parlamentar finalizou dizendo que é necessário fazer uma ligação dos planos nacionais de governo com os planos locais.