Com o objetivo de agilizar e dar celeridade aos atendimentos, a Secretaria de Estado da Gestão Administrativa, por meio da Diretoria de Organização em Centros de Atendimento, e em parceria com a Secretaria de Polícia Civil/ Instituto de Identificaçãoimplantaram uma nova forma de atender ao cidadão que procura pelo serviço de emissão de Carteira de Identidade.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação do Acre, Sandro Roberto, a ideia desde o início foi de “quebrar” as filas que se formavam. O tempo em média para a realização do serviço de Carteira de Identidade era de 1h e 12 minutos, mas depois da mudança passou a variar entre oitoe 12 minutos.
A mudança que aconteceu nas OCAS Rio Branco e Xapuri é que antes o cidadão era encaminhado a no mínimo quatro guichês, pois o serviço era dividido em etapas. No primeiro guichê era realizada a coleta da biografia, no segundo era a assinatura, no terceiro eram coletadas as digitais e por último era tirada a fotografia. Já com o novo sistema de atendimento, todas estas etapas são realizadas em um único guichê, reduzindo, desta forma, o tempo de realização do serviço.
“Nossa ideia como servidores públicos é agilizar o trabalho, oferecer mais segurança, pois iremos também começar a fazer o escaneamento dos documentos”, ressaltou Sandro Roberto.
“Além de facilitar o fluxo do serviço de emissão da Carteira de Identidade, o novo sistema de atendimento reduziu custos para a instituição, já que, por causa das etapas de produção do documento, eram necessários 16 guichês, hoje apenas oito fazem o serviço completo”, disse Sídia Gomes, diretora da OCA.