O número de roubos ocorridos na capital acreana teve uma redução de cerca de 40% nos últimos dois meses, de acordo com os registros do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O número de homicídios nos primeiros seis meses, em comparação com o mesmo período do ano passado, diminuiu 2%. Já nos primeiros 15 dias de julho foram registrados três homicídios, contra sete registrados na primeira quinzena do mês anterior.
A redução nos índices, segundo explica o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, se deve a uma reformulação na segurança pública, feita em conjunto com todos os órgãos da área. “A nova formatação da segurança apresentou mais policiais nas ruas, operações integradas e ações qualificadas da inteligência. Isso tem reduzido os índices de criminalidade, que são monitorados pelo Pacto pela Paz”, acrescentou.
Em abril foram registrados 548 roubos na capital. Em maio o número caiu para 410 (redução de 25%) e em junho para 356 (redução de 13%), totalizando uma queda de 38% em maio e junho. O secretário ressalta que neste período a Operação Impactus, uma ação integrada da área de segurança pública, prendeu 99 pessoas que comandavam pontos de venda e laboratórios de drogas ou praticam furtos, roubos e outros delitos na capital.
“Isso reduz a criminalidade e melhora a segurança da população, pois são elementos que não traziam paz à sociedade, ao contrário, estavam à solta e cometendo crimes contra a população. Isso demonstra o compromisso e o esforço da polícia e dos órgãos de segurança, embora uma falha na legislação muitas vezes impeça que permaneçam presos”, comentou Graebner.
O secretário de Segurança elogiou a atuação das polícias civil e militar, além do Corpo de Bombeiros que têm se esforçado ao máximo para garantir a queda nos índices de criminalidade no estado, alcançando resultados positivos. “Prova da competência dos nossos agentes de segurança é o atingimento das metas estabelecidas para o pagamento dos prêmios de valorização da atividade policial, cuja primeira parcela deve ser paga agora”, disse.